easyJet vai avançar com proposta para slots da TAP

  • ECO
  • 15 Março 2022

A easyJet vai concorrer às faixas horárias que a companhia aérea portuguesa terá de ceder no aeroporto de Lisboa.

A easyJet quer ficar com as faixas horárias no aeroporto de Lisboa que a TAP terá de ceder por imposição de Bruxelas. O diretor-geral, José Lopes, afirmou ao Jornal de Negócios que a companhia britânica “está na corrida”.

O responsável já tinha deixado essa intenção numa entrevista ao ECO em dezembro, antes da aprovação do plano de reestruturação pela Comissão Europeia, quando afirmou que a empresa queria “o máximo de slots possível” que Bruxelas viesse a tirar à TAP.

Já este ano, em entrevista ao Dinheiro Vivo, o gestor reforçou essa intenção: “Quando houver regras, apresentaremos o nosso plano de negócios para tentarmos ganhar esses slots e crescer em Lisboa, apresentando um modelo que compense os utilizadores”. Disse também que se ficasse com as faixas horárias, iria basear mais três aviões em Lisboa e criar 100 empregos.

A cedência de 18 slots (nove pares de aterragem e descolagem) foi um dos remédios impostos por Bruxelas para a aprovação do auxílio de Estado de 3,2 milhões de euros à TAP. Além da easyJet, também a Ryanair deverá entrar na corrida.

A seleção da companhia aérea que ficará com os slots terá de ser aprovada pela Comissão Europeia. Será assistida no processo por um administrador de monitorização selecionado pela TAP, que nomeou a Alcis Advisers GmbH, uma consultora alemã.

As companhias interessadas têm até ao dia 24 de março para apresentar a sua proposta preliminar. A 25 de abril será comunicada a lista de transportadoras aéreas candidatas, que têm até 12 de maio para apresentar as propostas finais. A decisão da Comissão Europeia está prevista para junho. O vencedor poderá usar os slots a partir do próximo inverno IATA, que começa no final de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

easyJet vai avançar com proposta para slots da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião