Filmes segurados pela Allianz tinham 31 nomeações para Oscar

  • ECO Seguros
  • 28 Março 2022

Cinco de 10 filmes nomeados aos prémios Oscar deste ano foram segurados pela AGCS, a companhia da Allianz para riscos especiais. Só os prémios das produções de Hollywood valem 500 milhões por ano.

Os filmes que este ano receberam cobertura de seguro da Allianz Global Corporate & Specialty acumularam 31 indicações ao Oscar, revelou a companhia em comunicado, revelando que cobriu cinco de um total de 10 nomeações na categoria ‘Melhor Filme”.

A AGCS tem fornecido coberturas para inúmeras produções, “desde comédias silenciosas como The Keystone Cops até a magia visual dos filmes de Harry Potter e Marvel” . Além destes, a AGCS segurou todos os filmes de James Bond até hoje, Allianz, incluindo No Time To Die, que teve três nomeações para Oscars este ano. A AGCS tem ainda no seu currículo os milharais de Iowa do filme Field of Dreams e os tesouros do Louvre em O Código Da Vinci.

Michael Furtschegger, Diretor Global de Entretenimento da AGCS, refere que “a ligação da AGCS à indústria cinematográfica remonta a 1900 aos filmes de Charlie Chaplin. Desde então, trabalhamos com cineastas para nos adaptarmos às mudanças. Efeitos visuais, mais acrobacias elaboradas, locais mais expostos são agora uma parte importante da experiência cinematográfica e exigem subscrição especializada e expertise em avaliação de risco”, afirma o gestor.

Em 2021 a AGCS, gerou 5% das receitas globais de prémios de 9,5 mil milhões de euros (2021) no negócio do entretenimento e considera-se mais do que a preferida para filmes de grande sucesso. “Também asseguramos milhares de filmes artísticos e independentes, programas de televisão e documentários, bem como comerciais, fotografia e pós-produção”, explica Furtschegger.

A indústria do cinema, obteve as receitas mundiais de bilheteira de 21,4 mil milhões de USD, um aumento de 78% em relação a 2020, mas ainda menos da metade da média de 41,3 mil milhões de USD nos três anos pré-pandemia, prevendo a AGCS que o setor não deve retornar aos níveis pré-pandémicos antes de 2023.

A seguradora releva a grande consequência da pandemia, os cinemas do mundo fecharam. As novas tecnologias e o crescimento dos serviços de streaming mudaram a forma como os filmes são vistos. Como resultado, diz a AGCS, cinco dos 10 filmes indicados a Melhor Filme foram lançamentos apenas de streaming ou híbridos com estreia no mesmo dia em streaming e cinemas no mesmo dia) e apenas cinco produções foram lançamentos apenas para cinema.

“Em grande parte devido ao surgimento dos portais de streaming, as produções cinematográficas multiplicaram, o que implica em grandes oportunidades de crescimento para as seguradoras de entretenimento”, afirma Michael Furtschegger.

Dependendo do género do filme, das coberturas, franquias e outros fatores de risco, os prémios de seguro para uma produção cinematográfica podem variar de 0,7% a 1,5% do orçamento total. Com base nas estimativas da indústria, o maior mercado de seguros de filmes é Hollywood, com aproximadamente 400-500 milhões de USD em prémios de seguro anuais, seguido por produções do Reino Unido com aproximadamente 60-70 milhões de USD. A China com 45 milhões está em crescimento assim como a França e a Alemanha, cada uma com cerca de 25-30 milhões de dólares em prémios de mercado total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Filmes segurados pela Allianz tinham 31 nomeações para Oscar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião