Abramovich e negociadores ucranianos terão sido envenenados?

Oligarca de nacionalidade portuguesa e dois ucranianos envolvidos nas negociações com Moscovo apresentaram sintomas de envenenamento, como olhos vermelhos, lacrimejar constante e pele a descamar.

O oligarca russo Roman Abramovich e dois negociadores ucranianos apresentaram sintomas de envenenamento depois de uma reunião realizada em Kiev no início deste mês, avançou o The Wall Street Journal (acesso condicionado).

A lista de sintomas que foi divulgada inclui olhos vermelhos, lacrimejar constante e doloroso, e ainda descamar da pele na cara e nas mãos. O multimilionário que obteve a nacionalidade portuguesa e os outros envolvidos nestes encontros já estão melhores e não correm perigo de vida.

Ainda segundo o jornal americano, esta alegada ação do Kremlin visaria sabotar as negociações de paz, que vão prosseguir esta terça-feira em Istambul, na Turquia. Fonte próxima de Abramovich diz não ser clara a autoria, secundada por especialistas ocidentais que dizem ser difícil determinar se os sintomas foram causados por um agente químico, biológico ou por radiações eletromagnéticas.

Pouco depois destas alegações, que o Kremlin não comentou de imediato, uma fonte americana citada pela Reuters sublinhou que as provas que chegaram ao seu conhecimento não apontam para envenenamento, mas para “causas ambientais”. E um dos envolvidos, Rustem Umerov, disse no Facebook que está “bem” e pediu aos seguidores para não confiarem em “informação não verificada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abramovich e negociadores ucranianos terão sido envenenados?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião