Lisboa segue ganhos da Europa com BCP a subir mais de 4%

O índice de referência nacional subiu quase 1%, impulsionado pelos ganhos do BCP e da energia. Galp recua, numa altura em que preços do petróleo aliviam.

A bolsa nacional fechou a primeira sessão da semana em alta, subindo quase 1%. O desempenho da praça lisboeta esteve assim em linha com o das congéneres europeias, que na sua maioria também registaram ganhos. Por cá, o BCP destaca-se ao disparar mais de 4%.

O PSI somou 0,96%, para 5.904,99 pontos. Entre as 15 cotadas, a grande maioria terminou o dia no verde, enquanto três — Corticeira Amorim, REN e Galp Energia — acabaram por registar desvalorizações de mais de 1%.

A liderar as subidas no índice de referência nacional ficou o BCP, ao avançar 4,13% para os 0,1639 euros, máximos de 28 de fevereiro. O banco liderado por Miguel Maya prolongou assim os ganhos registados nas últimas duas sessões.

BCP sobe mais de 4%

Seguem-se cotadas do setor da energia: a Greenvolt ganhou 2,34% para os 7,00 euros e a EDP subiu 2,24% para os 4,37 euros. A subsidiária EDP Renováveis também valorizou: 1,52% para os 22,72 euros.

Nota ainda para a Jerónimo Martins, que somou 1,98% para os 21,08 euros, e para a Nos, com ganhos de 1,83% para os 3,88 euros.

Já nas quedas, o destaque vai para a Galp Energia, que perdeu 2,67% para os 11,30 euros. Isto numa altura em que os preços do petróleo estão a aliviar. O barril de Brent, referência europeia, recua 5,37% para os 111,07 dólares.

Pela Europa, o dia foi positivo, com o abrandamento dos preços do petróleo e a esperança de um acordo de paz na Ucrânia a animarem o sentimento. O índice de referência Stoxx 600 subiu 0,34%, enquanto o espanhol IBEX-35 ganhou 0,70%, o francês CAC-40 valorizou 0,90% e o alemão DAX avançou 1,15%. A destoar ficou o britânico FTSE 100, que recuou 0,01%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue ganhos da Europa com BCP a subir mais de 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião