5 coisas que vão marcar o dia

Vão ser conhecidos dados sobre a inflação e a atividade turística em Portugal. É também o último dia para verificar as deduções à coleta do IRS.

Serão divulgados dados económicos relevantes, por um lado sobre a inflação e a atividade turística em Portugal, e por outro sobre o mercado laboral e o desemprego nos países da União Europeia. É também o último dia para os contribuintes reclamarem de eventuais erros nas deduções do IRS. Os prazos para algumas propostas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terminam também esta quinta-feira, nomeadamente para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial.

Eurostat divulga dados do emprego

O Eurostat vai divulgar estatísticas relativas ao desemprego nos países europeus durante o mês de fevereiro. Além disso, o gabinete de estatísticas da União Europeia publica também esta quinta-feira dados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado laboral, ao longo do terceiro trimestre de 2021.

Como evoluiu a inflação?

O Instituto Nacional de Estatística publica esta quinta-feira a estimativa rápida da inflação referente ao mês de março. A inflação tem sido uma preocupação no país, tal como em muitas outras economias mundiais. Já estava a acelerar na saída da pandemia, tendência que se acentuou com o conflito na Ucrânia. Em fevereiro, a inflação acelerou para 4,2%, o valor mais elevado desde outubro de 2011.

É o último dia para reclamar deduções à coleta

Termina esta quinta-feira o período em que o contribuinte pode reclamar junto do fisco sobre incorreções nas deduções à coleta ou ao IVA e despesas gerais. Os valores podem ser consultados na página pessoal de cada contribuinte, no Portal das Finanças, e se existirem erros as reclamações podem ser feitas de forma gratuita até hoje.

Terminam prazos para propostas do PRR

Esta quinta-feira marca o fim da primeira fase de manifestações de interesse a apoios de 52,5 milhões de euros para a transição digital no setor do comércio e serviços, no âmbito do PRR. Além disso, termina também o prazo para submissão de propostas finais das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial.

Como está a ser a recuperação do turismo? E dos voos?

O Instituto Nacional de Estatística publica esta quinta-feira a estimativa rápida da atividade turística em Portugal durante fevereiro. Neste dia, o Eurostat vai também divulgar dados sobre o transporte aéreo, nomeadamente os passageiros mas também mercadorias e correio, no verão do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião