61% dos CTO acreditam ser cruciais para sucesso das empresas. Apenas 39% dos CEO está de acordo

Colocar CTO e CIO a comunicarem e colaborarem continuamente pode trazer benefícios financeiros para as organizações até 39%.

Os chief technology officers (CTO) estão confiantes do seu papel nas empresas. Mais de 60% acredita que desempenha uma função crucial para o sucesso das organizações nos próximos dois a três anos. Mas o mesmo não se pode dizer dos CEO. Apenas 39% dos líderes reconhecem a importância do trabalho do CTO. Colocar estes profissionais a comunicar e colaborar continuamente com os chief information officers (CIO) pode trazer benefícios financeiros até 39%, revela o IBM Institute for Business Value (IBV), da IBM, no estudo “A revelação do CTO”.

“A ascensão do CTO está a influenciar radicalmente um maior sentido de responsabilidade em torno das decisões tecnológicas, da rapidez da inovação e da descoberta de novas soluções. Além disso, os CTO estão também a promover cada vez mais uma filosofia de cocriação e parcerias impulsionadas por valores comuns e normas abertas”, afirma a IBM em comunicado.

No entanto, apesar de 61% dos CTO entrevistados acreditar que o seu trabalho terá um papel crucial nas empresas nos próximos dois a três anos, apenas 39% dos CEO reconhece a importância do trabalho dos colegas. E, se os CIO forem consultados, 49% deles consideram crucial o papel do diretor de tecnologia.

CTO e CIO em colaboração

Embora o inquérito reflita que os CIO e os CTO comunicam e colaboram continuamente em apenas 45% dos casos, o estudo do IBM Institute for Business Value sugere que esta relação precisa de melhorar para promover uma cultura de inovação.

As organizações consideram que a colaboração entre estes dois perfis implica um aumento da margem operacional. Concretamente, mais 20% em empresas com um retorno acima da média dos seus investimentos em tecnologia, mais 26% em negócios com maior maturidade na cloud, IA, automação e segurança, e 36% em organizações com maior agilidade e eficiência na sua gestão de dados, governação e resiliência.

As empresas em que o CTO e o CIO colaboram numa estratégia tecnológica em que são combinados processos, equipamentos, tecnologia, inovação, colaborações através de dados, integração e orquestração, e têm também uma elevada maturidade tecnológica, eficácia tecnológica e ROI tecnológico, mostram um aumento dos benefícios financeiros mais elevados até 39%.

O estudo “A revelação do CTO” tem por base a opinião de 2.500 de CTO de 29 indústrias diferentes em 45 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

61% dos CTO acreditam ser cruciais para sucesso das empresas. Apenas 39% dos CEO está de acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião