Finerge vence três lotes no leilão do solar flutuante em Portugal

A Finerge garantiu pela primeira vez três lotes num leilão de solar, correspondentes às albufeiras de Paradela, Salamonde e Vilar-Tabuaço.

A Finerge venceu três lotes no leilão do solar flutuante em Portugal, correspondentes às albufeiras de Paradela (13 MW), Salamonde (8 MW) e Vilar-Tabuaço (17 MW), anunciou a empresa esta terça-feira. Para a Finerge, à terceira foi de vez, já que a empresa não tinha garantido nenhum lote nos dois anteriores leilões.

Neste leilão do solar flutuante, que decorreu esta segunda-feira, a 4 de abril, o “lote sete, de Tabuaço, foi mesmo o mais disputado – com 24 rondas – e o último a ficar concluído em todo o leilão, acabando a Finerge por garanti-lo”, adianta a empresa, em comunicado.

Esta é a primeira vez que a Finerge garante algum lote num leilão de solar, na terceira participação que faz. Esta conquista reflete a nossa aposta na área do desenvolvimento e inovação, para a qual criámos um departamento autónomo em 2020, focado na inovação e tecnologia, nomeadamente na área de armazenamento e solar flutuante”, aponta Pedro Norton, CEO da Finerge, citado em comunicado.

O CEO da Finerge salienta ainda que vão construir outros feitos “no curto e médio prazo”. A empresa já tinha aumentado a participação em sete parques eólicos em Portugal no ano passado, adicionando 193 MW ao portefólio.

No leilão desta semana, a EDP, através da EDP Renováveis, obteve também o direito de ligação à rede de eletricidade para uma capacidade de 70 MVAs no Alqueva, com um CfD (contrato por diferenças) de -€4/MWh por um período de 15 anos. O projeto tem data de entrada em operação prevista para 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finerge vence três lotes no leilão do solar flutuante em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião