Grupo Fertiberia reduzirá as suas emissões a zero até 2035

  • Servimedia
  • 6 Abril 2022

O Grupo Fertiberia destaca que se torna assim a primeira grande empresa do setor da nutrição vegetal a comprometer-se a tornar-se neutra em carbono durante a próxima década.

O Grupo Fertiberia lançou o plano de investimento mais ambicioso da sua história para reduzir as emissões da sua atividade industrial a zero até 2035, no âmbito da iniciativa “Science-Based Targets”, e para liderar o desenvolvimento do mercado europeu do amoníaco verde, noticia a Servimedia.

Este resultado é obtido através da substituição do gás natural por hidrogénio a partir de energia elétrica renovável e serve como base para produzir soluções de nutrição vegetal sem pegada de carbono e produtos com pegada de carbono zero, bem como outras soluções ambientais para reduzir as emissões na indústria. O Grupo Fertiberia salientou que se tornou assim a primeira grande empresa do setor a comprometer-se a tornar-se neutra em carbono durante a próxima década e está a reforçar a sua posição no desenvolvimento de produtos com elevado valor acrescentado.

O plano, denominado Net Zero, baseia-se, em primeiro lugar, nas alianças que o Grupo Fertiberia estabeleceu com os líderes europeus no mercado energético para que os seus principais centros de produção em Espanha façam parte dos grandes consórcios envolvidos no desenvolvimento do hidrogénio verde na Península Ibérica.

Estas iniciativas permitem à empresa liderar o desenvolvimento do mercado de crescimento mais rápido e mais rentável no setor da nutrição vegetal. Além disso, também reforçam a soberania energética da UE ao substituir o gás natural por fontes de energia indígenas e renováveis.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a procura de fertilizantes desenvolvidos a partir do amoníaco verde deverá crescer 40% por ano até 2050. “O mundo precisará de mais produção com menos emissões, por isso a nossa empresa está a preparar-se para o futuro deste mercado”, salienta Javier Goñi, presidente do Grupo Fertiberia, citado pela Servimedia.

Além disso, novos mercados estão a abrir-se para a empresa. Até agora, o amoníaco era essencialmente utilizado para a produção de soluções de nutrição vegetal e produtos industriais para reduzir as emissões noutras indústrias.

Agora, o amoníaco verde tornou-se também o combustível com maior potencial para descarbonizar o setor naval, aumentando a capacidade dos produtos do Grupo Fertiberia para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. “Os nossos principais centros industriais encontram-se em áreas estratégicas para o tráfego marítimo, o que abre um mercado com enorme potencial”, referiu a empresa, citada pela agência de notícias.

Juntamente com o desenvolvimento de novas capacidades na produção de amoníaco verde, outra das iniciativas para reduzir as emissões a zero será o autoconsumo de energia renovável em todas as suas instalações. O Grupo Fertiberia também implementou uma mudança progressiva na sua política de compra de matérias-primas para garantir que a sua produção não gere emissões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Fertiberia reduzirá as suas emissões a zero até 2035

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião