Angolana Nossa Seguros cresce em prémios com lucro estabilizado em 2021

  • ECO Seguros
  • 12 Abril 2022

Segunda maior companhia em Angola por volume de produção, a seguradora controlada pelo BAI cresceu cerca de 43% em volume bruto de prémios. A Nossa estabilizou lucros e reforçou capitais próprios.

A Nova Sociedade de Seguros de Angola (NOSSA Seguros) obteve resultado líquido anual de 5,1 mil milhões kwanzas (cerca de 8 milhões de euros ao câmbio de 31 de dezembro último) em 2021, anunciou a companhia controlada pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI). Praticamente estabilizado ao apontar subida de 3% face ao ano anterior, “entre 2020 e 2021, o lucro não cresceu muito, mas manteve-se bastante positivo,” disse Alexandre Carreira, presidente executivo da seguradora, em Luanda.

Esta evolução permitiu que a companhia “reforçasse os seus capitais próprios, melhorando assim a sua robustez financeira,” explicou o responsável executivo citado pela Agência Lusa. De acordo com o anunciado, a Nossa aumentou capitais próprios, de 13,32 mil milhões de kwanzas, em 2020, para 16,5 mil milhões em 2021.

Posicionada 2ª no ranking de produção no último trimestre do ano e seguida de perto pela sucursal da portuguesa Fidelidade naquele mercado, conforme dados do organismo local de Supervisão (Arseg), a Nossa encerrou o ano com 36,1 mil milhões de kwanzas (56,78 milhões de euros) em volume bruto de prémios de seguro direto, beneficiando de uma rede de 26 agências, mas também da distribuição através da rede de balcões do BAI. Tendo o ramo não-Vida como principal fonte de receita, a companhia aumentou 43% o volume bruto de prémios face aos 25,27 mil milhões kwanza que totalizou em 2020.

Criada em 2004 e com operação iniciada no ano seguinte, a Nossa tem atividade mista junto de empresas e particulares. Nos ramos Não Vida, segundo informação no site da companhia destacam-se os seguros de Saúde, Acidentes Pessoais, para cobertura individual ou de grupo, Acidentes de Trabalho (por conta própria como por conta de outrem), além de soluções Multirriscos Habitação, empresarial ou industrial, RC e Automóvel, entre outros. No segmento Vida, oferece soluções de grupo ou individuais e ainda a gestão de fundos de pensões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angolana Nossa Seguros cresce em prémios com lucro estabilizado em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião