Subida dos juros da dívida pressiona Wall Street

Bank of America alertou que o quadro macroeconómico se está a deteriorar rapidamente e que os EUA arriscam a entrar em recessão. Juros da dívida aceleram e põem bolsas em sentido.

As bolsas americanas abriram a última sessão da semana sob pressão, num dia em que os juros da dívida pública dos EUA voltam a subir, deixando as ações das companhias tecnológicas em maiores apuros.

O índice tecnológico Nasdaq perde 0,75% para 13.794,0 pontos, com a Tesla a perder quase 2% para 1.036,95 dólares, a Apple a recuar 0,92% para 170,56 dólares e a Microsoft e Meta (dona do Facebook) a cederem em torno de 0,5%. Também índice de referência mundial S&P 500 e o industrial Dow Jones estão em baixa, cedendo 0,27% e 0,02%, respetivamente.

Os juros da dívida a dez anos dos EUA atingiram esta sexta-feira os 2,71%, a taxa mais elevada em três anos, impulsionados pelo aperto agressivo das condições monetárias da Reserva Federal (Fed).

“À medida que a política da Fed se torna mais agressiva e as taxas sobem, não apenas as avaliações das ações normalmente são redefinidas em baixa, mas os grupos que tendem a sofrer mais são as ações de elevado crescimento”, afirmou Sean Bandazian, analista da Cornerstone Wealth, citado pela Reuters.

A subida dos juros pelos bancos centrais está a causar preocupações junto dos investidores, nomeadamente pelas implicações negativas que terá na economia. Os analistas do Bank of America alertaram esta semana que o quadro económico se está a deteriorar rapidamente e poderia atirar a economia dos EUA para a recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida dos juros da dívida pressiona Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião