Morreu Maria de Jesus Serra Lopes, a primeira bastonária dos Advogados

Foi a primeira mulher bastonária da Ordem dos Advogados, nos anos 90. Era sócia da Serra Lopes, Cortes Martins (SLCM) e mulher de António Serra Lopes, falecido há quatro meses.

Morreu Maria de Jesus Serra Lopes, a primeira bastonária mulher da Ordem dos Advogados, cujo cargo exerceu de 1990 a 1992. Tinha 88 anos. Era sócia da Serra Lopes, Cortes Martins (SLCM) e especialista nas áreas de contencioso, arbitragem, fusões e aquisições e financeiro. Mulher de António Serra Lopes, falecido há quatro meses e também sócio fundador da SLCM e mãe da jornalista Inês Serra Lopes.

Maria de Jesus Brito Lamas Moreira Serra Lopes nasceu a 15 de Julho de 1933, na Ajuda, em Lisboa, tendo-se licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1957.

Concluiu o I e II Ciclos do Curso Superior de Direito Comparado na Faculté Internationale pour L’enseignement du Droit Comparé, em Estrasburgo.

Entre 1975 e 1979 viveu no Brasil, no Rio de Janeiro, onde além de ter exercido advocacia privada foi, igualmente, advogada do Grupo Sul América Seguros. Ao longo da sua carreira profissional desempenhou os cargos de Directora do Departamento Jurídico das Companhias de Seguros Império, Sagres e Universal.

De referir, ainda, o exercício dos cargos de Presidente para Portugal da Union Internationale des Avocats (UIA), representante de Portugal na Comissão para a Democracia pelo Direito, do Conselho da Europa e de Conselheira de Estado nos mandatos de 1996-2000 e de 2001-2005.

No campo político, foi mandatária nacional da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República. E em 1993 o Presidente da República Mário Soares, atribui-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Mérito. “Da Sociedade Civil é necessário um contra-poder a um estatismo que, nos últimos tempos, é nuvem escura a ameaçar a Justiça e as Liberdades, fui militante e não me pretendo reformar, nem deixar que o mandato termine”, disse no discurso de agradecimento na altura.

Por deliberação do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, de 26 de Abril de 2016, foi-lhe concedida a medalha de Ouro da Ordem dos Advogados, entregue nas comemorações do Dia Nacional do Advogado. Na Ordem dos Advogados foi membro do Conselho Geral entre 1981 e 1983, Presidente da Comissão de Legislação de 1981 a 1983, Vogal do Conselho Superior de 1984 a 1986, Vice-Presidente do Conselho Superior de 1987 a 1989 e Bastonária de 1990 a 1992.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Maria de Jesus Serra Lopes, a primeira bastonária dos Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião