A CEO Nadine Accaoui explica todas as implicações da mudança da COSEC para Allianz Trade. A vontade é reforçar a liderança nos seguros de crédito e caução em Portugal.
A COSEC, seguradora nascida em 1969 e que é sinónimo de seguros de crédito em Portugal, mudou de nome e a partir desta segunda-feira torna-se Allianz Trade. Vai manter-se a mesma empresa, com o mesmo NIF, mas as ambições passam a estar mais de acordo com o maior grupo mundial em seguros de crédito e caução que, em 2023, faturou 3,7 mil milhões de euros em prémios e segurou mais de um bilião de euros faturas emitidas por 80 mil clientes.
Com a aquisição ao BPI dos 50% do capital da COSEC que lhe faltavam, a Euler Hermes, holding do grupo que usa a marca Allianz Trade, integra a líder de mercado em Portugal, ao conseguir 54,7 milhões de euros de prémios no ano passado, para a sua estratégia mundial. Nadine Accaoui, Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva, em entrevista a ECOseguros, diz como esta transição se vai fazer e o que traz de novo.
Mudar uma marca que vem de 1969 não é um enorme risco?
Todas as marcas têm necessidades de evolução e a própria marca COSEC evoluiu ao longo dos seus 55 anos de atividade. O processo de transição pode ser desafiante, e é bom sinal que o seja, mas focamo-nos nas oportunidades que surgem nesta fase, pois acreditamos que existem muitos benefícios nesta mudança. Portanto, embora existam desafios inerentes a qualquer mudança, neste caso são mitigados pela estratégia de comunicação clara, pela manutenção dos valores e compromissos existentes e pelo fortalecimento da marca através da associação ao Grupo Allianz. Estamos seguros de que este rebranding [nova imagem] pode ser uma alavanca para a consolidação e crescimento da empresa no mercado nacional e internacional.
A oportunidade é, então, usar um nome mundialmente conhecido?
A integração numa marca globalmente reconhecida como a Allianz reforça a confiança e a perceção de solidez, além de trazer benefícios como uma ainda maior expertise global. Acreditamos que a unificação da marca pode agilizar a comunicação e fortalecer o posicionamento no mercado, favorecendo a competitividade e atratividade, tanto para clientes quanto para novos talentos.
A COSEC é quase um genérico de seguros de crédito em Portugal, esse facto foi estudado nesta mudança?
A mudança de uma marca tão estabelecida como a COSEC foi estudada detalhadamente e considerada cuidadosamente. Em primeiro lugar, a integração total da COSEC na Allianz Trade, que já era sua acionista única após a aquisição dos 50% do BPI, justifica esta transição, que tem sido realizada de forma gradual. Este rebranding cria uma identidade coesa e uniforme com as restantes unidades do grupo a nível mundial e pode fortalecer ainda mais a posição da empresa no mercado. A reputação da Allianz Trade como uma entidade financeiramente sólida e experiente acrescenta um valor significativo. A estratégia de comunicação clara e a manutenção dos valores e compromissos existentes são essenciais para garantir uma transição suave e bem-sucedida.
A marca continuará a ser fiel ao legado da COSEC. O percurso de mais de cinco décadas de trabalho permite-nos conhecer, como ninguém, as necessidades dos nossos clientes
O nome COSEC ainda vai pairar no futuro?
Esta mudança significa o início de uma nova fase, mas, naquilo que é essencial, a marca continuará a ser fiel ao legado da COSEC. O percurso de mais de cinco décadas de trabalho permite-nos conhecer, como ninguém, as necessidades dos nossos clientes e ajudá-los sempre com as melhores soluções.
Quais as vantagens concretas em adotar o nome Allianz Trade?
A adoção da marca Allianz Trade pela COSEC oferece várias vantagens estratégicas e operacionais, pois esta é uma marca mundialmente reconhecida e associada a solidez financeira e excelência em seguros. Acreditamos que este rebranding reforça a credibilidade e a confiança dos stakeholders, incluindo clientes, parceiros e investidores. Além disso, a mudança alinha a identidade da COSEC com as restantes unidades do grupo a nível mundial, criando uma marca coesa e uniforme que facilita o reconhecimento global e a comunicação internacional. Esta integração permite à COSEC capitalizar a vasta experiência, recursos financeiros robustos e metodologias avançadas da Allianz Trade, incluindo o acesso a toda a tecnologia, inovação, data expertise e práticas de excelência que podem melhorar significativamente os serviços oferecidos.
Mas a unidade portuguesa pode crescer?
A rede global da Allianz Trade oferece novas oportunidades de colaboração e parcerias internacionais, o que pode acelerar o crescimento e a expansão. Pertencer a um grupo com a solidez financeira e a classificação de crédito da Allianz (rating AA da S&P) aumenta a confiança dos clientes e parceiros na capacidade da empresa de oferecer soluções robustas e seguras. Estas vantagens fazem do rebranding para Allianz Trade uma estratégia bem fundamentada que pode potencialmente levar a um crescimento e desenvolvimento significativos para a empresa, fortalecendo a posição de liderança no mercado de seguros de crédito e caução em Portugal.
Quanto será investido na comunicação da mudança de marca?
Temos uma estratégia de comunicação muito bem definida e alinhada tanto para que internamente este processo seja bem compreendido e comunicado de forma clara, como também para que todos os nossos clientes e potenciais clientes. O investimento que fazemos nesta mudança estava previsto no processo de integração, pois decorre do mesmo, e está distribuído pelo rebranding da marca mas também por outras ações complementares que, em conjunto, reforçam amplamente a nossa proposta de valor ao mercado.
Como será comunicada aos diferentes públicos externos e internos?
A estratégia de comunicação definida está alinhada para o público interno – todos os colaboradores – e para o público externo, nomeadamente para os vários stakeholders. Acreditamos que, nesta fase, é importante que a comunicação seja realizada de forma clara para os vários públicos, de forma a transmitir exatamente aquilo que vai acontecer, sobretudo os benefícios que esta mudança trará e a confirmação de que, em termos práticos, o legado da COSEC irá manter-se e os objetivos principais para o negócio também. Preocupamo-nos em tornar claro o processo, bem como preparar e reunir informação acerca de questões práticas que possam surgir em termos de conduta e adaptar a comunicação a cada público e ao tipo de envolvimento que terá nesta fase. Este rebranding pretende, sobretudo, promover uma coerência e um alinhamento para que a comunicação, posicionamento de marca estejam completamente alinhados.
Para alinhar toda esta estratégia, contámos sobretudo com recursos internos, incluindo a nossa equipa local e as equipas especializadas do grupo Allianz
Que empresas especializadas de marketing e comunicação ajudam à mudança?
Para alinhar toda esta estratégia, contámos sobretudo com recursos internos, incluindo a nossa equipa local e as equipas especializadas do grupo Allianz, totalmente preparadas para todos os detalhes associados a este momento, bem como com o apoio dos parceiros que nos têm acompanhado ao longo do percurso enquanto COSEC e que estão também alinhados com os objetivos de comunicação e valores da Allianz Trade, que têm vindo a ser implementados ao longo do tempo.
Trará alguma alteração nos produtos e serviços, formato, preços, alcance?
Não prevemos alterações no modelo de negócio e naqueles que são os nossos principais objetivos e oferta. Como anteriormente comentamos, esta mudança foi detalhadamente planeada e preparada para acontecer de forma gradual, pelo que tem vindo a estabelecer-se esta união. Usufruiremos do modelo de negócio da Allianz Trade, assente na prevenção de riscos, capacidade preditiva e adaptação às diferentes conjunturas económicas. Portanto, a mudança de marca não trará alterações significativas.
O que devem esperar os clientes e os mediadores?
Os clientes podem esperar a mesma qualidade, com uma maior variedade de soluções de seguro de crédito e seguro caução que a COSEC, alavancadas por fazermos parte de um grupo globalmente reconhecido e sólido, que proporciona uma maior capacidade de inovação e resposta às necessidades do mercado.
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O que fez a Allianz mudar o nome à COSEC
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