Fantasma da recessão ameaça 2024premium

A economia global tem resistido ao agravamento dos juros, mas o endurecimento da política monetária só será sentido na plenitude em 2024, pelo que uma recessão económica ainda está no horizonte.

Este artigo integra a segunda edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.Quando os bancos centrais começaram, em 2022, a endurecer a política monetária a um ritmo frenético para responder à escala da inflação, que tinha arrancado no ano anterior, a generalidade dos analistas dava como certa uma recessão na economia global. A maior dúvida era quando iria começar e qual a sua dimensão. A inflação disparou para valores em torno dos dois dígitos, forçando os bancos centrais a implementar o ritmo de subida de juros mais agressivo em 40 anos.Depois de uma resposta tardia, as autoridades monetárias deixaram claro que, desta vez, não estavam disponíveis para socorrer as economias com os estímulos do passado num cenário de contração. O ritmo de crescimento dos preços aliviou de forma mais

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.