Seis impactos do 11 de Setembro que perduram até hojepremium

A brutal tragédia ainda molda, 20 anos depois, o mundo em que vivemos. Temos sociedades mais securitárias, menos liberdades e garantias, uma nova ordem geopolítica e um sistema financeiro diferente.

Há 20 anos, terroristas da Al-Qaeda usaram quatro aviões, como se de mísseis se tratassem, para atacar símbolos maiores dos Estados Unidos. Dois embateram nas torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, que colapsaram por completo. Outra aeronave caiu no Pentágono, a sede do Ministério da Defesa e uma quarta, com destino a Washington, acabaria por se despenhar num campo da Pensilvânia. A tragédia provocou 2.977 mortos e deixou muitos outros com sequelas físicas e mentais. As consequências vão muito além das vítimas. O mundo mudou com o “9/11” e o seu impacto ainda hoje se faz sentir em muitos domínios. 1. Maior poder dos governos para vigiar cidadãos Os ataques de 11 de setembro foram o rastilho para a criação do que alguns consideram ser o primeiro "Big Brother", popularizado

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.