A cibersegurança na mão dos especuladorespremium

O ataque à SolarWinds é uma história assustadora que conjuga incompetências múltiplas com um modelo de lucros predatórios que ataca as sociedades que devia servir.

Parece uma narrativa demasiado ridícula para ser verdadeira. A Solarwinds é uma empresa que fornece software para gestão segura de redes que é usado pela grande maioria das entidades de segurança militar americana. Durante algum tempo, a password de acesso a um servidor importante na rede da SolarWinds era “SolarWinds123”, o que facilitou o acesso de hackers russos à sua rede de clientes– que inclui empresas como a Microsoft e os departamentos governamentais do Tesouro, do comércio e da Energia. A investigação já revelou que a situação durou quase um ano e que provavelmente nunca se conhecerá a sua verdadeira extensão – as motivações dos hackers russos podem ter sido “apenas” as de fazer espionagem de documentos públicos e privados, mas provavelmente terá incluído a criação de múltiplas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.