A crescente dependência do Estadopremium

O risco nestes apoios ao rendimento, atribuídos desta forma tão vasta, reside em transformar toda a sociedade em dependente do Estado.

Percebe-se o clamor da opinião pública. Há uma crise energética que está a queimar o bolso das famílias e há uma outra, a dos juros à habitação, que não pode ser menosprezada. Também se percebe o clamor de certos segmentos da população. Há grupos que são tratados de forma desigual. Alguns são ostensivamente ignorados, outros são materialmente prejudicados. Mas há uma dimensão da discussão que tem passado ao lado do debate público nos últimos dias. Trata-se do crescente peso do Estado na tentativa de resolver os problemas do país. O pacote anti-inflação do Governo é disso reflexo: as medidas que aumentam a despesa são esmagadoras face àquelas que aliviam os impostos. Parece que para todos os problemas da governação a solução é sempre a mesma: atirar dinheiro para cima dos problemas. Na

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.