A economia portuguesa está a ficar mais competitiva?premium

A evolução desfavorável do nível de vida dos portugueses face aos europeus do Centro e do Norte não deixa dúvidas sobre qual a evolução recente da economia portuguesa.

A competitividade de uma economia é um conceito demasiado vago, tornando-se por isso difícil de analisar. Uma possível definição foi dada há alguns anos por Mario Draghi e refere que uma economia competitiva é aquela em que “as condições institucionais e macroeconómicas permitem às empresas produtivas prosperar, e que o desenvolvimento destas empresas suporta a expansão do emprego, do investimento e do comércio". Esta definição evidencia duas características principais na análise da competitividade e, implicitamente, contém ainda outras duas: O papel do Estado e das empresas estão na base da competitividade das economias, pelo que a análise não se pode restringir apenas às segundas. Contudo, há factores que actuam como promotores da competitividade, e que estão associados à maior

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.