A (r)evolução da IA na gestão de pessoas: benefícios e desafios
A personalização da experiência de cada colaborador é outro benefício notável, sendo que a IA permite, por exemplo, o desenvolvimento de programas de benefícios e de formação sob medida.
A Inteligência Artificial (IA) está a transformar profundamente diversas áreas e a gestão de pessoas é, com certeza, uma delas. Esta (r)evolução tem-se manifestado de diversas formas, trazendo benefícios consideráveis, mas também desafios.
Eficiência, produtividade e satisfação são alguns dos resultados positivos que se podem retirar da utilização da IA no contexto laboral, tomando partido das vantagens mais significativas destas ferramentas, como, por exemplo:
- Automatização
Um dos benefícios óbvios da utilização da IA na gestão de pessoas passa pela automatização de tarefas repetitivas, como a gestão de payroll e tarefas administrativas no geral. Isto pode libertar tempo para que os profissionais de Recursos Humanos (RH) se possam dedicar a tarefas mais estratégicas e interativas, concentrando-se em aspetos mais complexos da gestão de pessoas. - Apoio na tomada de decisões
Em RH, um dos processos que pode beneficiar largamente da IA é o da tomada de decisões, que podem passar a ser mais informadas e baseadas em dados. Ao aproveitar a IA para analisar grandes volumes de dados, podem obter-se insights valiosos para estratégias de planeamento da força de trabalho, previsão de necessidades futuras e identificação de tendências no ambiente de trabalho – insights que, muitas vezes, não estão ao alcance dos líderes de RH. - Personalização
A personalização da experiência de cada colaborador é outro benefício notável, sendo que a IA permite, por exemplo, o desenvolvimento de programas de benefícios e de formação sob medida, atendendo às necessidades específicas de cada colaborador e promovendo, assim, a aprendizagem contínua e o crescimento profissional.
Apesar destes benefícios – sem dúvida, consideráveis -, a IA também apresenta diversos desafios e limitações que merecem atenção, nomeadamente:
- Questões éticas e de privacidade
A privacidade dos dados pessoais recolhidos, com a exigência de conformidade com regulamentos como o RGPD, é um dos desafios da utilização da IA. De realçar também o viés algorítmico, que pode levar a preconceito e a discriminação injusta. É necessário, por isso, estabelecer princípios éticos sólidos e garantir a transparência nas decisões tomadas pela IA. - Cibersegurança e erros técnicos
A questão da cibersegurança é, com certeza, uma das preocupações principais, uma vez que a IA não é imune a ciberataques. Os possíveis problemas e erros técnicos têm também de ser considerados, podendo afetar a qualidade e a confiança associadas à utilização de ferramentas de IA no contexto de trabalho. - Resistência e adaptação
A resistência cultural à IA e as preocupações relacionadas com a substituição de empregos também precisam de ser abordadas. Da mesma forma, é preciso ter em conta que nem toda a gente se adapta igualmente a novas ferramentas e é necessário dar esse espaço para a aquisição de novas competências. - Perda de conexão humana e empatia
A dependência excessiva da IA pode levar à perda de fatores fundamentais na gestão de pessoas, como a conexão humana e a empatia. Este é, para mim, um dos desafios mais críticos, considerando a responsabilidade do papel dos líderes de RH. A verdade é que estamos a falar de seres humanos, sendo que a sua gestão implica uma série de competências exclusivamente… humanas.
A aplicação da IA à gestão de pessoas tem o potencial de moldar significativamente o futuro do trabalho, otimizando processos e aprimorando a eficiência e a produtividade; ajudando as empresas a adaptarem-se, até, às próprias mudanças no mercado laboral. Por outro lado, é importante refletir sobre os desafios para garantir uma implementação ética, segura e eficaz, sendo fundamental a regulação deste tipo de ferramentas e a definição de diretrizes para um uso responsável das mesmas.
Com uma gestão ética, cuidadosa e equilibrada da IA, combinada com interações humanas relevantes, o impacto será, com certeza, significativo e positivo, com um potencial enorme de melhorar a experiência dos colaboradores, empoderar os líderes de RH, e contribuir para o sucesso organizacional.
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