Ao cuidado dos diretores de informação

Para facilitar a organização das próximas noites eleitorais, segue uma lista de mulheres mais do que capazes de articular pensamentos relevantes e de acrescentar valor a um painel de discussão.

Ana Drago

Ângela Silva

Carmo Afonso

Catarina Carvalho

Clara Ferreira Alves

Constança Cunha e Sá

Diana Soler

Eugénia Galvão Teles

Eunice Lourenço

Graça Franco

Helena Ferro Gouveia

Helena Garrido

Helena Pereira

Inês Cardoso

Luísa Meireles

Mafalda Anjos

Mafalda Dâmaso

Maria João Marques

Marina Costa Lobo

Paula Sá

Paula Teixeira da Cruz

Raquel Vaz Pinto

Rita Figueiras

Rosália Amorim

São José Almeida

Sónia Sapage

Susana Coroado

Susana Peralta

Susana Salgado

Teresa Violante

Vera Gouveia Barros

 

A lista está organizada por ordem alfabética e sem qualquer critério preferencial. Não será uma lista exaustiva, pelo que existirão muitos mais nomes de qualidade que aqui mereceriam estar. Todos os nomes referidos acima são pessoas que defendem opiniões respeitáveis e credíveis sobre a atualidade político-mediática, que é mais do que se pode dizer de alguns dos homens que passaram pela noite eleitoral das televisões. Mesmo sem incluir as que militam ativamente em partidos políticos, dá tranquilamente para colocar dez nomes em cada canal, o que me parece um valente enriquecimento para as próximas noites eleitorais.

Ler mais: este artigo da Harvard Business Review explica bem o que está em causa no problema das mulheres nos média. Não é só a falta grosseira de representação imediata da sociedade para a qual se trabalha, é o impacto a médio prazo da invisibilidade das mulheres para quem (não) se revê no ecrã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ao cuidado dos diretores de informação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião