Cannes Lions 2017 – Dia 2 (FCB Lisboa, Tecnologia e mais Tecnologia)

Começou finalmente: este domingo, de um momento para o outro, esta pequena cidade da Riviera encheu-se de publicitários.

Começaram a sério os Cannes Lions 2017. Este domingo, de um momento para o outro, esta pequena cidade da Riviera encheu-se de publicitários. As ruas, outrora com pouco movimento, transformaram-se rapidamente num amontoado de pessoas de várias nacionalidades que comungam o facto de trazerem uma credencial ao pescoço com a sua fotografia, uma sacola azul que é oferecida pelo festival e uma raiva estupenda por não terem tido aquela ideia que acabaram de ver exposta no Palais.

Este domingo, foi também o dia em que saíram as shortlists das categorias de Cyber, Glass, Outdoor, PR, Print & Publishing e Promo & Activation. Hoje, vamos ficar a conhecer os vencedores finais nestas categorias.

Caro leitor, se está curioso em perceber como a correu a prestação das agências nacionais, vou ser muito sincero consigo: até agora, só deu FCB Lisboa. Até ao momento, a agência de Edson Athayde, a somar ao leão já conquistado no sábado, juntou mais uma shortlist com o trabalho “#NOPITY2016” em Public Relations, duas shortlists em Print & Publishing com os trabalhos “i miss you” e “i love you”, e por fim, mais uma shortlist, desta feita em Promo & Activation, com o trabalho “Cobblestone Riders” para a Fuel TV. Mais nenhuma agência nacional teve nenhum trabalho em shortlist neste domingo.

Todos estes trabalhos em shortlist, ainda estão habilitados a virarem leão. Caso isso aconteça, podemos estar perto de um resultado histórico para a criatividade nacional. A ver vamos, e como dizem os nossos irmãos brasileiros, “estamos na torcida”.

Hoje, segunda-feira, começa o festival a sério. Haverá a primeira grande entrega de prémios (até agora só as categorias de Health e Pharma tinha entregue prémios) e haverá também a magnífica “Cannes Lions Opening Gala”, que mais não é do que uma enorme festa realizada na praia. Também começam as primeiras conferências “mais a sério”, no entanto, quem estiver à espera dos grandes nomes terá que aguardar mais uns dias.

Uma nota final, para a mutação tecnológica que o festival está a conhecer este ano. De um momento para o outro, parece que as consultoras de tecnologia e startups de inovação, acordaram para a importância da criatividade.

A Delloitte Digital tem uma presença forte no festival enquanto sponsor, já a Accenture Interactive foi mais longe e criou uma “connect band”, que oferece aos delegados para que a liguem aos seus smartphones e desta forma possam trocar contactos de forma instantânea com os outros delegados. Já o Waze criou, ao longo da Croissette, uma gigante linha azul pintada no chão, que podemos seguir na app e acompanhar simultaneamente o que se passa no festival.

O Pinterest, outra marca com forte presença este ano, optou antes por espalhar photobooths ao longo das praias e o Snapchat decidiu colocar uma enorme roda de parque de diversões em frente ao Palais. Já a Oracle tem uma praia, à semelhança do Google e também, claro está, do Facebook.

Amanhã prometo voltar e espero que com boas notícias!

Contribua. A sua contribuição faz a diferença

Precisamos de si, caro leitor, e nunca precisamos tanto como hoje para cumprir a nossa missão. Que nos visite. Que leia as nossas notícias, que partilhe e comente, que sugira, que critique quando for caso disso. A contribuição dos leitores é essencial para preservar o maior dos valores, a independência, sem a qual não existe jornalismo livre, que escrutine, que informe, que seja útil.

A queda abrupta das receitas de publicidade por causa da pandemia do novo coronavírus e das suas consequências económicas torna a nossa capacidade de investimento em jornalismo de qualidade ainda mais exigente.

É por isso que vamos precisar também de si, caro leitor, para garantir que o ECO é económica e financeiramente sustentável e independente, condições para continuar a fazer jornalismo rigoroso, credível, útil à sua decisão.

De que forma? Contribua, e integre a Comunidade ECO. A sua contribuição faz a diferença,

Ao contribuir, está a apoiar o ECO e o jornalismo económico.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Cannes Lions 2017 – Dia 2 (FCB Lisboa, Tecnologia e mais Tecnologia)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião