As comissões de inquérito são uma espécie de Ministério da Verdade para a transparência nacional e para o exercício ficcional de todas as verdades, mesmo quando não passam de mentiras.
Portugal parado tem mais acção do que uma série de espionagem na Guerra Fria. Pelo menos o tipo de acção a despropósito, entre o ridículo patriótico e o ridículo institucional. Somos o país do improviso, da desimaginação e do delírio. O Primeiro-Ministro processa o antigo Governador do Banco de Portugal por difamação e exige uma retratação pública. O antigo Governador do Banco de Portugal processa o Primeiro-Ministro e exige uma retratação pública. O original deste conflito de egos políticos inflamados reside no facto do Presidente da República ser testemunha abonatória do Primeiro-Ministro e do antigo Governador do Banco de Portugal. O exercício político de atestar a idoneidade das duas partes está ao alcance do inquilino de Belém, está ao alcance das artes negras do criador de factos
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.