Liz Truss e o liberalismopremium

Truss dificilmente pode ser considerada um modelo para os liberais. Mas as políticas económicas de Truss/Kwarteng, mais do que serem ou deixarem de ser liberais, eram incompetentes e má economia.

O desmoronamento do governo de Liz Truss foi acolhido por muitos críticos de liberalismo como uma segunda defenestração de Margaret Thatcher. A prova provada, aquela que porventura ainda faltava, para convencer os mais devotos de que o liberalismo não funciona. No Público do passado domingo, Ana Sá Lopes escrevia que “o chumbo que os mercados fizeram à receita liberal de corte de impostos (...) podia ensinar qualquer coisinha aos nossos liberais”. O que têm, então, os liberais a aprender? Começaria por me interrogar a que “liberalismo” e a que “receitas” se referem as vozes críticas. Afinal, como bem notou A. Abrantes Amaral no Observador, o liberalismo é uma tenda muito grande onde cabem perspetivas muito diversas sobre muitíssimos aspetos da nossa vida coletiva. Une-as, todas, a defesa

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.