Motivação dia sim, dia sim

  • Lilia Borges
  • 14:00

A promoção da formação e a capacitação diárias dos colaboradores são ferramentas essenciais que ajudam a quebrar sentimentos de estagnação e de falta de evolução na função.

O dia a dia de trabalho, seja no setor farmacêutico ou num outro, traz bastantes desafios tanto para os colaboradores como para as empresas. Para os funcionários, as ansiedades surgem quer pelo excesso de tarefas e compromissos, pela dificuldade de gestão do tempo ou porque o trabalho passou a rotineiro, sem sinal de mudança. O que pode acabar por gerar situações de desconforto e de rust out (“enferrujar”), por vezes, difíceis de superar.

Do lado das empresas, os desafios são outros, em especial com as gerações mais jovens. É comum existir a errada perceção de que o “trabalho é sempre igual” ou “não existe progressão na carreira”. Mesmo em conversa com profissionais no ativo, é fácil perceber que muitos se sentem desmotivados, aumentando o risco de “cair na rotina” do trabalho diário.

Do lado das empresas, na verdade, há ainda algum trabalho a desenvolver. Mais do que nunca é fundamental estar atento às necessidades e expectativas dos colaboradores e criar dinâmicas que contribuam para a motivação e crescimento profissional das equipas. Algo que ganha ainda maior relevância quanto maior for a necessidade, na função em causa, de atualização técnica e científica.

Trabalhadores felizes são 13% mais produtivos e, como sabemos, os números são muito importantes para as empresas. Por isso, e antes de mais, é fundamental procurar perceber o estado anímico da equipa, a sua satisfação com o trabalho. O objetivo é aferir sobre quais as mudanças que podem ou devem ser implementadas para potenciar o bem-estar coletivo.

Projetos como o “gestor de felicidade”, ou seja, uma espécie de embaixador da felicidade na empresa, pode ser uma das respostas que ajudam a promover bons espaços de trabalho e ambientes saudáveis. Na verdade, falamos de pequenas iniciativas que podem trazer grandes resultados no equilíbrio entre a vida pessoal profissional e na satisfação geral da equipa.

A promoção da formação e a capacitação diárias dos colaboradores são ferramentas essenciais que ajudam a quebrar sentimentos de estagnação e de falta de evolução na função.

Outra dinâmica poderá passar pela criação de objetivos, por exemplo, através de academias de formação orientadas para perfis de colaborador específicos. Aproveitando a inspiração dos Jogos Olímpicos podem, inclusive, criar-se holympic challenges, que promovam a competição saudável e premeiem o desempenho e a busca por conhecimento.

Estas dinâmicas, para além de promoverem a capacitação do profissional, e o seu crescimento individual, potenciam o crescimento da equipa como um todo, o que reforça a ideia de que pessoas capacitadas são pessoas mais motivadas!

Pequenos passos que podem mitigar-se sentimentos de desmotivação e estagnação, que terão, certamente, impacto na melhoria do ambiente da empresa.

  • Lilia Borges
  • Gestora de formação & qualidade das Farmácias Holon

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Motivação dia sim, dia sim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião