Na triste trajetória do empobrecimentopremium

O crescimento económico de Portugal nos próximos anos deve deixar-nos muito preocupados. Portugal será o país, entre 2023 e 2027, com menor crescimento dos países da Coesão.

O comportamento da economia portuguesa no 1º trimestre foi positivo, perspetivando um crescimento em 2023 que pode ser superior ao inicialmente estimado pelo governo. Contudo, os primeiros dados apontam para que esse crescimento tenha resultado sobretudo do efeito do turismo e não tanto das exportações de bens ou de outros serviços. O consumo privado está cada vez mais restringido pela quebra de rendimentos reais e pelo aumento das taxas de juro. Ora, ao estar associado ao setor dos serviços e do turismo, este crescimento indica uma recuperação mais tardia face à quebra do período da pandemia. Adicionalmente, se o setor das exportações de serviços (turismo) estiver esgotado o seu contributo para o crescimento do ano, e com a quebra no consumo privado e no investimento – que se vai agravar

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.