O retrato da desigualdade digitalpremium

De cada vez que ouvirmos falar na globalização da humanidade, convém ter em conta este número: um terço do planeta ainda não sabe o que é a internet.

A agência das Nações Unidas para as telecomunicações avaliou o estado do mundo no que toca ao acesso digital. As conclusões, embora animadoras, mostram o quanto está por fazer – e apresentam um retrato útil do que se passará também em Portugal. A verdade é que a internet tem potencial para atingir o mundo todo, mas ainda está longe disso: 2,9 mil milhões de pessoas nunca usaram a internet. Destes, 96% estão nos países em desenvolvimento. E as barreiras digitais ainda se notam em cada país: naturalmente há uma barreira no que toca ao poder financeiro dos utilizadores, mas também há ainda uma clara desigualdade no acesso à internet entre homens e mulheres, habitantes de zonas rurais e urbanas, possuidores de educação avançada e semi-letrados e entre novos e velhos. A pandemia deu origem a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.