Os burgueses do teletrabalhopremium

Existe uma relação positiva entre o nível de escolaridade superior, os contratos permanentes, os maiores salários, algumas actividades de serviços e as profissões com potencial de teletrabalho.

O governo apresentou um livro verde sobre o futuro do trabalho. Este é o segundo livro verde que apresenta depois do que incidiu sobre as relações laborais, saído em 2016. Em ambos, o que é grave e preocupante é que o principal problema da sociedade portuguesa na organização do trabalho esteja ausente. A forma como trabalhamos, se o fazemos bem ou mal, reflecte-se na produtividade do trabalho e determina como vai evoluir o nível de vida dos portugueses. O grande problema com que Portugal se defronta está no gráfico. A taxa de crescimento da produtividade do trabalho exibe uma tendência de longo prazo de degradação que é muito evidente, tendo estagnado nos anos antes da pandemia. Taxa de crescimento anual da produtividade do trabalho em Portugal desde 1950 Fonte: The Conference Board.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.