Que impacto têm as soluções de Data Analytics e IA na gestão de pessoas?

  • Rui Alves
  • 11 Agosto 2023

Uma cultura empresarial baseada nas pessoas é determinante para alcançar bons resultados e diferenciar-se no mercado.

No atual cenário empresarial impulsionado pela tecnologia, as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) tornaram-se ferramentas essenciais para as organizações, independente do seu setor de atividade. As áreas de gestão de pessoas não são exceção, ainda que em muitas organizações estas soluções não estejam a ser devidamente exploradas. Uma cultura empresarial baseada nas pessoas é determinante para alcançar bons resultados e diferenciar-se no mercado.

Mas, na prática, como podem as soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial fazer a diferença na gestão de pessoas?

  • Eficiência e produtividade

Soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) trazem eficiência e produtividade ao dia a dia da gestão de pessoas e, simultaneamente, permitem desenvolver e operacionalizar estratégias mais assertivas, destacando-se a automatização de diversos processos, que consomem tempo às equipas e profissionais, libertando-os para tarefas mais criativas e estratégicas.

Através de um conjunto de técnicas, é possível robustecer o alinhamento dos objetivos dos colaboradores com os de negócio e, assim, otimizar os resultados da organização. Monitorizar importantes indicadores de forma regular e precisa, permitem uma gestão maior qualidade, eficiência e produtividade.

  • Melhoria da tomada de decisões

À distância de um clique, através de soluções de Data Analytics e IA, é possível obter dashboards e reports com todos os KPI necessários para decisões mais inteligentes, ou simplesmente tornar processos (como o processamento salarial) mais ágeis, objetivos e menos suscetíveis de erro. A transformação de dados em informação útil para a tomada de decisão, com acesso rápido a vários KPI são fundamentais para um alinhamento com a estratégia global da organização.

Os dashboards dão uma visão única, real e simplificada da força de trabalho, podendo ser utilizados para monitorizar e analisar dados relacionados com os colaboradores, processos de RH e métricas de desempenho.

  • Processos de recrutamento mais assertivos

Também o recrutamento tem muito a ganhar com as soluções tecnológicas. Através de processos de contratação mais inteligentes, automatizados e eficazes, é possível traçar o perfil de vários candidatos em simultâneo, de forma precisa, possibilitando uma contratação mais adequada às necessidades da empresa.

  • Envolvimento e incentivo às boas práticas permitem maior retenção de talento

Melhorar o desempenho e o envolvimento dos colaboradores tem um impacto direto nos resultados do negócio. As soluções de Data Analytics e a IA ajudam a manter e robustecer a cultura da empresa e a proximidade entre os colaboradores, facilitando um conhecimento profundo sobre as suas necessidades e expectativas, maior conhecimento do nível de engagement dos colaboradores com a organização, melhoria dos processos de avaliação, caracterização de competências e avaliação de necessidades de desenvolvimento. Além disso, são ótimas ferramentas de apoio na gestão de talentos, facilitando os desafios impostos pelos novos modelos de trabalho (híbrido/remoto).

  • Rui Alves
  • Chief People Officer da BI4ALL

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