Recebe um novo colaborador como se fosse um influenciador
Não interessa o teu tamanho: quando estás prestes a receber alguém novo, deves ter uma estratégia clara de #EmployerBranding estruturada.
Finalmente a tua equipa vai crescer ou simplesmente vai ter que receber uma pessoa nova no vosso departamento. Parabéns! Que momento feliz que a tua equipa irá viver. Ou pelo menos assim deveria ser… Uma pessoa nova traz-te sempre novidades, novas histórias de vida para conviveres; uma pessoa nova ajuda-nos sempre a ter ideias novas, sempre!
Não interessa o teu tamanho: quando estás prestes a receber alguém novo, deves ter uma estratégia clara de #EmployerBranding estruturada. Este momento é quando a tua marca pode realmente estabelecer uma conexão com o teu novo colaborador/a. A tal primeira oportunidade em criar uma boa primeira impressão.
Quando alguém entra numa nova empresa, tem desde logo uma visão própria a respeito da tua marca, cabe-te a ti criar uma comunicação clara para que a visão predefinida do teu novo colaborador/a seja em linha com a visão global da tua equipa!
Por norma, esta comunicação é super institucional. As empresas recebem-te em processos complexos que se iniciam nas chamadas de Zoom com todos os que estão em processo de onboarding, mostram-te alguns valores gerais da marca, envolvem as pessoas com discursos de motivação a respeito da missão da empresa e esperam que depois a tua chefia mais próxima trate de resolver o resto da tua adaptação à empresa.
Se resulta? Pois é aí que tenho dúvidas…
Se por um lado há empresas que esquematizaram tudo ao ponto em que quando entras numa nova função e o teu kit de boas-vindas é apetecível de se partilhar num post do LinkedIn, diria desde já que a expectativa do candidato está a ser profundamente bem nutrida e em linha com a tua comunicação corporativa, estão a fazer um bom match!
Quando o candidato/a simplesmente atualiza o seu status no Linkedin, sem o mínimo de cuidado na comunicação corporativa, a mim revela-me que a posição foi simplesmente preenchida por alguém que podia ser qualquer pessoa cujo o seu percurso profissional se adequa àquela posição!
Não trataste o teu novo colaborador/a como se fosse um influencer para a tua empresa! Perdes assim a tua primeira grande oportunidade de criar conteúdos para a tua estratégia de #EmployerBranding.
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