Recebe um novo colaborador como se fosse um influenciador

  • Diogo Reffóios Cunha
  • 20 Junho 2022

Não interessa o teu tamanho: quando estás prestes a receber alguém novo, deves ter uma estratégia clara de #EmployerBranding estruturada.

Finalmente a tua equipa vai crescer ou simplesmente vai ter que receber uma pessoa nova no vosso departamento. Parabéns! Que momento feliz que a tua equipa irá viver. Ou pelo menos assim deveria ser… Uma pessoa nova traz-te sempre novidades, novas histórias de vida para conviveres; uma pessoa nova ajuda-nos sempre a ter ideias novas, sempre!

Não interessa o teu tamanho: quando estás prestes a receber alguém novo, deves ter uma estratégia clara de #EmployerBranding estruturada. Este momento é quando a tua marca pode realmente estabelecer uma conexão com o teu novo colaborador/a. A tal primeira oportunidade em criar uma boa primeira impressão.

Quando alguém entra numa nova empresa, tem desde logo uma visão própria a respeito da tua marca, cabe-te a ti criar uma comunicação clara para que a visão predefinida do teu novo colaborador/a seja em linha com a visão global da tua equipa!

Por norma, esta comunicação é super institucional. As empresas recebem-te em processos complexos que se iniciam nas chamadas de Zoom com todos os que estão em processo de onboarding, mostram-te alguns valores gerais da marca, envolvem as pessoas com discursos de motivação a respeito da missão da empresa e esperam que depois a tua chefia mais próxima trate de resolver o resto da tua adaptação à empresa.

Se resulta? Pois é aí que tenho dúvidas…

Se por um lado há empresas que esquematizaram tudo ao ponto em que quando entras numa nova função e o teu kit de boas-vindas é apetecível de se partilhar num post do LinkedIn, diria desde já que a expectativa do candidato está a ser profundamente bem nutrida e em linha com a tua comunicação corporativa, estão a fazer um bom match!

Quando o candidato/a simplesmente atualiza o seu status no Linkedin, sem o mínimo de cuidado na comunicação corporativa, a mim revela-me que a posição foi simplesmente preenchida por alguém que podia ser qualquer pessoa cujo o seu percurso profissional se adequa àquela posição!

Não trataste o teu novo colaborador/a como se fosse um influencer para a tua empresa! Perdes assim a tua primeira grande oportunidade de criar conteúdos para a tua estratégia de #EmployerBranding.

  • Diogo Reffóios Cunha
  • Founder NómadaDigital.pt

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recebe um novo colaborador como se fosse um influenciador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião