Ter um seguro … é como aprender a nadar.

  • José Francisco Neves
  • 26 Junho 2022

José Francisco Neves, Diretor de Transformação e Marketing Allianz Portugal, explica e desenvolve o novo posicionamento da marca da seguradora global e ficamos a saber por que investiram na mudança.

Qual é a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em seguros? Uma necessidade? Uma obrigação? Uma preparação para prevenir o pior? Provavelmente tudo isto. Na Allianz queremos quebrar este estigma cinzento, muitas vezes ao qual somos associados. Queremos quebrar essa barreira através da nossa comunicação. Queremos ser eficazes e diretos.

Vivemos numa altura em que a comunicação das marcas é cada vez mais agressiva, onde somos constantemente bombardeados com informação de todo o lado e em diferentes meios. Diferenciar-nos de forma a conseguirmos destacar-nos e afirmar tudo aquilo que somos, é um desafio! Somos uma Seguradora, é verdade. Aliás, fazemos parte do Grupo Allianz que é líder na atividade seguradora e na gestão de ativos, mas somos muito mais do que isso.

Durante os últimos anos temos vindo a desenvolver um compromisso muito forte com a sustentabilidade e com valores importantes na sociedade de hoje e do futuro, como a diversidade e inclusão. A envolvência das empresas nestas questões e as suas ações são cada vez mais um fator diferenciador na decisão de compra. Os seguros não são exceção. É então muito importante passarmos esta mensagem a todos os nossos colaboradores, clientes, parceiros e a todas as pessoas, dando-lhes a conhecer o verdadeiro propósito da Allianz.

O lançamento desta Campanha a nível global, no passado dia 8 de junho, acontece dentro deste grande objetivo, com uma nova afirmação, um posicionamento da Marca que vai ao encontro do que as pessoas esperam de nós.

Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, queremos ‘humanizar’ a nossa marca e atingir uma diferenciação com a chamada Likeability – fazer com que as pessoas gostem do que sabem sobre nós. Queremos transmitir ao público que os seguros não devem ser adquiridos apenas para prevenir o pior, mas sim para que os clientes possam usufruir da vida na sua plenitude, com confiança no que têm pela frente. O nosso principal objetivo com esta campanha é oferecer aos nossos clientes uma perspetiva positiva sobre a vida. Não foi fácil pensarmos na melhor forma de transmitir esta mensagem… até que, com a ajuda da W + K Amsterdam, nos lembrámos: ter um seguro é tal e qual como aprender a nadar! “Como assim?” Na verdade, é muito simples.

A analogia com algo tão simples como saber nadar retrata de forma clara esta mensagem tão importante: assim que estamos preparados para sobreviver na água, podemos aproveitá-la ao máximo. O mesmo acontece com seguros: quando nos sentimos protegidos, ganhamos confiança para “dar o salto” e aproveitar tudo o que a vida tem de bom. É a esta mensagem que queremos que os nossos clientes, colaboradores, parceiros e todas as pessoas nos associem.

O foco do lançamento da campanha foi a divulgação do filme ‘The Fountain of Life’. Quisemos chegar a todos, ao público mais alargado possível. Gravado nos mais variados cenários, um pouco por todo o mundo, as imagens retratam diversidade e inclusão com diferentes pessoas e situações, etnias e faixas etárias, cenários antagónicos. Uma das nossas principais parcerias, com o Movimento Olímpico e Paralímpico, é também destacada através da clara ligação ao desporto e da presença de alguns atletas no vídeo. O compromisso com a Sustentabilidade é visível não só nos mais variados cenários que constroem a narrativa, como também pelo facto de a campanha ter sido lançada no dia internacional dos Oceanos, em todo o mundo.

Estamos num momento muito importante para a nossa marca, em que procuramos afirmar tudo o que somos e como queremos que nos vejam. A conquista do nosso espaço nunca foi tão importante e é por isso que fomos mais de 60 países com cerca de 27 línguas a lançar esta campanha em simultâneo. Se todos comunicarmos Allianz, num mesmo momento, a mensagem torna-se ainda mais forte e chega mais longe. E é aqui mesmo que a Allianz, em Portugal e no mundo, quer estar.

  • José Francisco Neves
  • Diretor de Transformação e Marketing Allianz Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ter um seguro … é como aprender a nadar.

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião