Arábia e Irão reúnem-se antes do encontro na Argélia

  • Ana Luísa Alves
  • 22 Setembro 2016

A Arábia Saudita e o Irão reúnem antes do encontro da OPEP, na Argélia, para a estabilização dos preços. Esta quinta-feira o petróleo segue em alta, pela segunda sessão consecutiva.

A Arábia Saudita e o Irão, ambos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), e cuja rivalidade impediu o acordo sobre a produção de petróleo no inicio deste ano, vão reunir-se em Viena, numa altura em que se aguarda o encontro da OPEP com a Rússia, na Argélia.

Os dois países exportadores de petróleo vão reunir na sede da OPEP, em Viena. Segundo fontes próximas do processo, os dois países vão antecipar as conversações levadas a cabo entre os ministros da OPEP e a Rússia, na próxima semana, cita a Bloomberg.

O encontro entre os dois países evidencia os esforços feitos para assegurar a assinatura de um acordo na Argélia. Os preços do petróleo registaram uma ligeira queda este mês, o que pode ser justificado com a preocupação de poder não haver um sério compromisso para restringir a oferta.

Os 23 analistas consultados pela Bloomberg prevêem que do encontro da Argélia possa não resultar um acordo, mas sim “um resultado positivo das conversações”, disse Michael Lynch, presidente do Strategic Energy & Economic Research, à Bloomberg.

Com o Irão a atingir níveis de produção já mais elevados, as chances de um novo acordo ser assinado são agora maiores que nunca.

Bloomberg

A última tentativa da OPEP, que envolveu também a Rússia, de chegar a acordo, teve lugar em Doha, capital do Qatar, quando a Arábia Saudita insistiu no congelamento da produção no Irão. O Irão rejeitou esta ideia, alegando que as exportações estavam a “renascer” depois do fim das sanções internacionais que o país sofreu em troca da revisão, conversão e redução do programa nuclear nacional.

Com o Irão a atingir níveis de produção já mais elevados, as chances de um novo acordo ser assinado são agora maiores que nunca, desde que a OPEP iniciou a sua estratégia há dois anos, segundo Jamie Webster, do Global Energy Policy at Columbia University, em Nova Iorque, citado pela Bloomberg.

A expetativa em torno dos encontros entre a Arábia Saudita e o Irão e a OPEP com a Argélia, está a puxar pelos preços do petróleo. A cotação do barril está a subir pela segunda sessão consecutiva. O Brent está a valorizar 0,92% para os 47.26 dólares por barril, já o crude sobe 0,95% para os 44.77 dólares por barril.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia e Irão reúnem-se antes do encontro na Argélia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião