Portugueses atestam com simples… nos postos das marcas
Os portugueses já se habituaram aos combustíveis simples. São a preferência de mais de dois terços dos consumidores.
Os combustíveis simples são cada vez mais a opção dos consumidores na hora de atestarem o depósito do automóvel. Representam mais de dois terços dos litros de gasolina e gasóleo vendido, mas a maior fatia destes produtos não é abastecida nos postos dos hipermercados. As marcas de referência levam a melhor.
Passaram a ser obrigatórios em todos os postos há ano e meio, mas rapidamente conquistaram o mercado à custa de preços mais baixos. De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis (ENMC), os simples apresentaram uma quota de 68,1% no gasóleo e de 67,84% na gasolina, em julho.
Há uma preferência pelos simples quando é necessário abastecer o depósito dos automóveis a gasóleo comprovada pela maior quota destes produtos no diesel. Mais de dois em cada três litros vendidos é simples, ou seja, sem aditivações. A quota dos aditivados no diesel está em 31,9%.
"Há uma preferência pelos simples quando é necessário abastecer o depósito dos automóveis a gasóleo comprovada pela maior quota destes produtos no diesel. Mais de dois em cada três litros vendidos é simples, ou seja, sem aditivações. A quota dos aditivados no diesel está em 31,9%.”
Apesar de a aposta recair nos simples, o grosso destes produtos não é abastecido nos postos das grandes superfícies comerciais que há muito já os comercializavam. Segundo a entidade liderada por Paulo Carmona, as marcas de referência dominam o mercado. As três marcas mais vendidas têm uma quota de 60,14% nos combustíveis.
A representatividade das grandes marcas é mais expressiva no caso da gasolina, representando 63,87% das vendas contra 59,06% no caso do diesel. Os hipermercados são responsáveis por 16,2% e 19,72% das vendas, respetivamente, sendo que os outros postos ficam com cerca e 20%, nota a ENMC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses atestam com simples… nos postos das marcas
{{ noCommentsLabel }}