Ulrich: “Houve um reforço enorme da CGD”

  • Lusa
  • 3 Outubro 2016

A "CGD saiu altamente fortalecida de todo este processo", disse o presidente executivo do BPI. O banco público tem "uma equipa de gestão de primeiríssima qualidade", acrescentou.

O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, considerou hoje que a aprovação do plano de reestruturação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que integra a recapitalização, aliada à entrada da nova equipa de gestão, reforça o banco público.

“Todo este processo que a CGD viveu nos últimos meses significa um reforço enorme da CGD. Houve um grande reforço da Caixa“, realçou o gestor aos jornalistas, à margem de um evento em Lisboa.

Ulrich tinha sido questionado sobre se todo o debate público em torno da CGD tinha fragilizado a entidade. “A CGD fragilizada, não. Acho que a CGD saiu altamente fortalecida de todo este processo“, destacou.

E acrescentou: “A CGD tem uma equipa de gestão de primeiríssima qualidade. Sem querer fazer qualquer comentário sobre equipas anteriores, mas esta é de uma grande qualidade. E eu sei que sou suspeito porque são meus amigos, mas é o que eu penso”. António Domingues, ex-vice-presidente executivo do BPI, lidera agora a CGD.

Além disso, segundo Ulrich, o banco estatal “vai ter um reforço de capitais muito significativo. E vai ter contas mais claras e transparentes”.

A 24 de agosto, a Comissão Europeia anunciou ter chegado a um acordo de princípio com o Governo português para a recapitalização da CGD “em condições de mercado”.

Também o Governo salientou que o acordo estabelecido com Bruxelas permite que esta operação seja feita em condições de mercado, “compatíveis com a ausência de ajuda de Estado” e que “o Estado Português fica autorizado a realizar um aumento de capital até 2.700 milhões de euros, a transferir as ações da ParCaixa para a CGD no valor de 500 milhões de euros e a converter 960 milhões de euros de instrumentos de capital contingentes (CoCo’s) subscritos pelo Estado em ações”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ulrich: “Houve um reforço enorme da CGD”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião