Portugal serve como “plataforma” para as empresas chinesas

  • Lusa
  • 13 Outubro 2016

O embaixador da China em Lisboa aponta a cooperação entre a EDP e a China Three Gorges (CTG), como "exemplo de sucesso".

Portugal é um membro “importante” da União Europeia, com “ampla” influência nos países lusófonos, afirmou o embaixador chinês em Lisboa, numa entrevista à agência oficial Xinhua divulgada hoje em que destaca as vantagens do país como “plataforma”.

As empresas chinesas em Portugal atribuem grande importância e aproveitam ativamente o papel do país como ponte e plataforma“, frisou Cai Run, numa extensa entrevista.
Estas firmas “têm cooperado em outros mercados com empresas portuguesas”, explorando oportunidades nos países lusófonos, Europa e América Latina, acrescentou.

A Xinhua cita o exemplo da cooperação entre a EDP e a China Three Gorges (CTG), como “exemplo de sucesso” desta parceria.

Em 2012, na sequência de um concurso internacional, a CTG pagou ao Estado português 2.700 milhões de euros por uma participação de 21,35% no capital da EDP, num dos maiores investimentos chineses na Europa.

A CTG tornou-se, entretanto, a segunda maior geradora de energia com capital privado no Brasil e tem projetos conjuntos com a EDP em vários países da Europa.
“Através da sua empresa em Portugal, a CTG desenvolve os mercados de energia hidroelétrica, eólica e novas fontes de energia na América Latina, Europa e EUA”, descreve a agência.

“A CTG acelerou o seu processo de internacionalização e a sua expansão global através de cooperação tripartida”, acrescenta.

Através da sua empresa em Portugal, a CTG desenvolve os mercados de energia hidroelétrica, eólica e novas fontes de energia na América Latina, Europa e EUA.

Cai Run

Embaixador da China em Lisboa

O embaixador chinês destacou ainda o “grande potencial de desenvolvimento” no comércio bilateral.

Segundo dados das alfândegas chinesas, em 2015, o comércio bilateral ascendeu a 4,37 mil milhões de dólares (4,02 mil milhões de euros), menos 8,99% do que no ano anterior.

A balança comercial é favorável a Pequim, que vendeu a Lisboa bens na ordem de 2,89 mil milhões de dólares (2,65 mil milhões de euros), menos 7,61%, e comprou produtos avaliados em 1,47 mil milhões de dólares (1,35 mil milhões de euros), menos 11,59%.

A China é o maior parceiro comercial de Portugal na Ásia, enquanto o mercado português é o 18.º maior destino das exportações chinesas para a UE.

Portugal tornou-se nos últimos anos um dos principais destinos do investimento chinês na Europa, logo a seguir ao Reino Unido, Alemanha e França, num montante que já ultrapassou os 10.000 milhões de euros, segundo fontes portuguesas.

As empresas chinesas investiram sobretudo nos setores da energia, eletricidade, aviação civil, finanças, seguros e saúde e empregam hoje mais de 21.000 pessoas em Portugal, aponta a Xinhua.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal serve como “plataforma” para as empresas chinesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião