Bank of America quer pô-lo a falar das suas finanças com um robô

  • Marta Santos Silva e Leonor Rodrigues
  • 25 Outubro 2016

Chama-se Erica (como em Bank of Am...Erica) e é uma assistente virtual parecida com a Siri ou a Cortana. Só que a Erica só quer falar de dinheiro.

Às vezes os seus amigos não lhe dão bons conselhos sobre as suas finanças pessoais e ir falar com o seu gestor de conta fica fora de mão. O Bank of America, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, desenvolveu uma alternativa para ajudar os seus clientes a tirar dúvidas sobre como melhor gerir as suas finanças pessoais: é um chat bot.

O projeto, apresentado na conferência Money 20/20 pelo presidente da área de retalho do banco, Thong Nguyen, chama-se Erica. Trata-se de uma Inteligência Artificial que conversa com os clientes, por texto ou por voz, através da aplicação para smartphone do Bank of America, para dar sugestões e esclarecer pormenores na gestão da sua conta bancária. Vai estar disponível a partir do princípio de 2016.

Erica pode tomar a iniciativa de sugerir a um cliente uma opção que o possa ajudar a poupar ou a fazer render melhor o dinheiro, e depois fica disponível para tirar dúvidas e ajudar a pôr a ideia em prática, se o cliente estiver interessado. A ideia é que a experiência com o e-banking se torne mais fácil e agradável, mantendo a segurança que é essencial às aplicações de smartphone que servem para gerir dinheiro.

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O cliente pode receber sugestões e fazer simulações acompanhado pelo chat bot.Imagem promocional

À CNBC, o vice-presidente para a área bancária da consultora Celent, Daniel Latimore, explicou que os consumidores estão preocupados com a sua experiência, não com as restrições que os bancos enfrentam em manter as suas aplicações seguras. “Eles sabem que podem ter ótimas experiências noutro lado, e querem-nas no banco também”, explicou o consultor.

Os clientes do Bank of America realizaram mais de 246 mil milhões de pagamentos no terceiro trimestre deste ano e, na aplicação móvel do banco foram contabilizados 950 mil inícios de sessão, sendo que cada utilizador fê-lo, em média, 46 vezes.

De acordo com a previsão da Forrest, 6% dos empregos nos Estados Unidos, incluindo os de serviço ao cliente, vão ser substituídos por programas de inteligência artificial nos próximos cinco anos. No entanto, a dirigente do departamento digital do Bank of America, Michelle Moore, disse à CNBC que a assistente virtual foi concebida para facilitar o processo bancário e não para substituir trabalhadores, até porque este tipo de tecnologia tem ainda bastantes limitações.

Além da apresentação da Erica, o presidente do Bank of America anunciou que o banco será o primeiro do setor a testar um novo serviço de transferências bancárias entre empresas, o Zelle – que irá competir com o Venmo, anunciado em agosto pelo Paypal – e irá permitir aos clientes levantarem ou depositarem dinheiro através da aplicação móvel.

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