Energias renováveis devem crescer mais de 40% até 2021

  • Rita Atalaia
  • 25 Outubro 2016

A produção de energia renovável vai crescer muito mais do que estava previsto até 2021. Será um aumento de 42% quando eram previstos apenas 13%. A AIE diz que 2015 foi um ano de recordes para o setor.

As energias renováveis a nível global vão crescer muito mais rapidamente do que o esperado até 2021. Este crescimento é proporcionado por alterações a nível das políticas, mas também por uma melhoria das perspetivas do mercado para quatro países importantes: EUA, China, Índia e México. A conclusão é da Agência Internacional de Energia, isto depois de 2015 ter sido um ano de recordes para o setor.

“A capacidade global da energia renovável deve crescer 42% para 825 gigawatts até 2021″, diz a AIE. A previsão fica acima do que foi projetado no relatório anterior, mais especificamente um aumento de 13%.

 

pexels-photo-112846

Os EUA tiveram um grande peso nesta revisão em alta. Isto graças ao prolongamento no médio prazo de benefícios fiscais federais para aumentarem o crescimento da energia solar e eólica. Estes créditos têm sido muito importantes para atrair investimento. Com este prolongamento, o país deve tornar-se no segundo maior mercado global em termos de energias renováveis.

Mas a Ásia continua a ser o motor de crescimento neste setor. A China representa quase 40% do crescimento. Em 2021, mais um de terço da capacidade eólica e solar acumulada ficará alocada na China. Na Índia, uma melhoria do cenário político, tendências concorrenciais e diminuição dos custos ligados à geração de energia são os principais responsáveis por este aumento. Já a recente reforma energética no México melhoraram as expectativas para o crescimento de médio prazo.

Paolo Frankl, diretor da divisão de energias renováveis da AIE, diz que as energias renováveis devem continuar dependentes das políticas aplicadas em cada país. O responsável diz que “ainda há obstáculos que não foram levantados”, como as dificuldades de integração nas redes na China, África do Sul ou Japão ou penalização das condições de financiamento nos países emergentes.

Renováveis em máximos recorde

As energias renováveis cresceram ao ritmo mais acentuado de sempre em 2015. Foram produzidos 153 gigawatts de energia limpa, mais do que a capacidade total instalada de um país como o Canadá. Pela primeira vez, a contribuição das renováveis correspondeu a mais de metade da produção e superou o carvão.

“O crescimento da capacidade em energia renovável tocou um máximo histórico de 153 gigawatts, graças à energia eólica no onshore e à energia solar fotovoltaica”, de acordo com o relatório da AIE. Este máximo recorde foi acompanhando pela descida acentuada dos custos relacionados com a geração de energia. Os projetos solares e eólicos onshore “devem ficar operacionais no médio prazo em mercados tão diversos como a América do Norte, América Latina, Médio Oriente e África do Norte”, explica a agência.

As energias renováveis estão a ganhar cada vez mais relevância. Portugal conseguiu funcionar apenas com energia solar, hídrica e eólica durante 107 horas consecutivas. O país conseguiu abastecer a rede elétrica sem quaisquer emissões de carbono. E já desde 2013 que metade da produção de eletricidade no país é assegurada por energias renováveis.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energias renováveis devem crescer mais de 40% até 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião