Grécia: Zona Euro desembolsa 2,8 mil milhões de euros da ajuda

  • Lusa
  • 25 Outubro 2016

O mecanismo de resgate da zona euro autorizou hoje o desembolso de 2.800 milhões de euros à Grécia, o montante que faltava no quadro da primeira avaliação do terceiro programa de assistência ao país.

Em comunicado, o diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, aponta que “a decisão de hoje de desembolsar 2.800 milhões de euros à Grécia é um sinal de que o povo grego está a fazer progressos de forma contínua nas reformas do seu país”, e de que o Governo tem respeitado os seus compromissos.

O MEE destaca em particular as reformas levadas a cabo nas áreas da governação bancária, reforma do sistema de pensões e setor da energia, congratulando-se ainda pelos passos dados com vista a tornar operacional o novo fundo de privatização e investimento.

“Se o Governo continuar a implementar as reformas acordadas no programa com o MEE, o crescimento da economia grega pode acelerar no próximo ano, e o Governo poderá voltar a estar em condições de emitir títulos no próximo ano”, acrescenta Regling.

De acordo com o MEE, o desembolso destes 2,8 mil milhões de euros far-se-á em duas partes: um montante de 1.100 milhões – cujo desembolso já havia sido aprovado pelo Eurogrupo a 10 de outubro passado, depois de as autoridades gregas terem cumprido 15 requisitos específicos -, é transferido para ser utilizado para o serviço de dívida; os restantes 1.700 milhões são transferidos para uma conta que visa especificamente liquidar pagamentos em atraso do Estado grego a prestadores de serviços, designadamente no setor da Saúde.

Com a decisão de hoje, a ajuda financeira do MEE à Grécia ascende a 31,7 mil milhões de euros, num programa de assistência que conta com um total de 86 mil milhões de euros.

Em conjunto, o MEE e o anterior mecanismo provisório, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, já desembolsaram até ao momento 173,5 mil milhões de euros à Grécia desde o início da crise, que forçou Atenas a pedir três resgates.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia: Zona Euro desembolsa 2,8 mil milhões de euros da ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião