Like & Dislike: Render-se à evidência e transparência

O PS começou a ficar politicamente encurralado, numa posição incómoda de ter de defender o indefensável.

carloscesar-02-02-02
Os socialistas estavam a ficar isolados. Da direita à esquerda, quase todos estavam de acordo que António Domingues e os restantes administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) deveriam entregar as suas declarações de património junto do Tribunal Constitucional.

PCP, Bloco, PSD e CDS-PP entregaram ou prometeram entregar no Parlamento propostas de lei para tentar contrariar os efeitos da decisão do Governo que isentou os gestores da CGD do Estatuto dos Gestores Públicos.

O PS começou a ficar politicamente encurralado, numa posição incómoda de ter de defender o indefensável. Aqui e ali começaram a surgir vozes inconformadas com a apatia e as cedências que o Governo fez a António Domingues.

Carlos César, líder da bancada Parlamentar, foi dos primeiros, já na semana passada, a dizer que os “gestores da CGD têm de entregar as declarações de rendimentos no TC”. Hoje, de forma oficial, a bancada parlamentar veio tomar uma posição clara: “Entende o Grupo Parlamentar do PS que os administradores da CGD devem apresentar as suas declarações no Tribunal Constitucional, a quem compete a melhor decisão, não se justificando neste contexto a apresentação de qualquer iniciativa legislativa adicional”.

É verdade que esta tomada de posição do PS tornou-se mais fácil e mais cómoda depois da notícia de que o TC poderia eventualmente guardar segredo das declarações de património dos gestores da CGD, o que a acontecer seria uma espécie de cortar o nó górdio que resolveria as inquietações quer dos administradores da CGD, quer as do Governo. Mesmo assim a posição da bancada merece um Like.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Like & Dislike: Render-se à evidência e transparência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião