Homem mais rico da China compra produtora dos Globos de Ouro por mil milhões

O conglomerado chinês Dalian Wanda Group entra na indústria da produção televisiva com a compra da Dick Clark Productions.

Dito e feito. O conglomerado chinês Dalian Wanda Group, liderado por Wang Jianlin, o homem mais rico da China, tinha revelado em setembro que queria comprar a Dick Clark Productions. Esta sexta-feira, anunciou a compra da totalidade da produtora dos Golden Globe Awards por perto de mil milhões de dólares (mais de 900 milhões de euros).

A operação marca “a entrada do grupo Wanda na produção televisiva” e representa “um grande passo na expansão” do império Wanda na indústria do entretenimento, refere a empresa chinesa, em comunicado.

A equipa de administração da Dick Clark Productions vai manter-se inalterada após a conclusão da operação, garante a Wanda, que detalha ainda que acordou uma meta de longo prazo com a produtora. “As receitas e lucros da Dick Clark Productions vão registar fortes aumentos a cada ano”, assegura o grupo chinês.

Quando foi anunciada, a operação levantou algumas preocupações entre os reguladores norte-americanos, que temem o aumento da influência chinesa em Hollywood e o impacto que isso poderá ter nos media nos Estados Unidos. Wang Jianlin garante, contudo, que o seu interesse é puramente económico, e não político.

Wang Jianlin alarga, assim, um império já vasto. O homem mais rico da China começou a dar nas vistas em 2013, quando pagou mais de dois mil milhões de euros pela AMC Theatres, a segunda maior cadeia de salas de cinema dos EUA. Detém, ainda, 20% do capital do Atlético de Madrid, a totalidade da Infosport Sports & Media (empresa que gere os direitos de media de eventos desportivos), o grupo britânico Odean & UCI Cinemas e o Europacity, um megacomplexo cultural que vai custar três mil milhões de euros e que começa a ser construído em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Homem mais rico da China compra produtora dos Globos de Ouro por mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião