Vitória de Trump dita perdas acima de 2% nas ações europeias

Principais índices registam quedas em torno de 2%, com os setores da banca e automóvel a lideram as perdas nas ações europeias.

A vitória de Trump nas eleições presidenciais norte-americanas está a pesar no sentimento das ações europeias neste arranque de sessão. Os principais índices bolsistas do Velho Continente registam perdas em torno de 2%.

O Stoxx Europe 600 recua 0,83%, para os 332,22 pontos, com o títulos da banca e do setor automóvel a serem os mais penalizados. O banco espanhol BBVA é um dos títulos do índice que agrega as 600 maiores cotadas que estão a ser mais penalizados. As suas ações recuam 6,32%, enquanto o Credit Suisse, cujas receitas dependem em mais de um terço da atividade na América vê as suas ações perderem 1,35%, para os 12,38 francos suíços. Já no setor automóvel, referência para o deslize de 3,22%, das ações da Daimler, para os 61,69 euros. De salientar que este resultado eleitoral é penalizador sobretudo para as empresas europeias que mais dependem das receitas dos EUA. Cerca de 17% das receitas das empresas europeias têm origem nos EUA.

"A vitória de Trump é de longe um problema maior do que o Brexit.”

Jörg Krämer

Commerzbank

A abertura da porta da Casa Branca a Trump representa também mais um revés no bloco europeu, após a vitória do Brexit em junho, e levanta questões sobre a saúde da banca e a eficácia dos estímulos dos bancos centrais. “A vitória de Trump é de longe um problema maior do que o Brexit”, escreveu esta manhã numa nota Jörg Krämer, economista-chefe do Commerzbank.

“Os traders estão já a expressar as suas preocupações em relação à depreciação do dólar, o que é uma má notícia para as ações europeias”, afirmou ainda James Butterfill, responsável pela estratégia de investimento da ETF Securities, em Londres, citado pela Blooomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória de Trump dita perdas acima de 2% nas ações europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião