Trump arrasta petróleo para queda de 2%

  • Rita Atalaia
  • 9 Novembro 2016

O mercado petrolífero está a afundar com a possibilidade de Donald Trump assumir a presidência dos EUA. Os preços da matéria-prima caem quase 2%, num dia negro para os mercados.

O mercado petrolífero está a reagir muito negativamente à possibilidade de Donald Trump ganhar as eleições norte-americanas. Os preços da matéria-prima estão a cair quase 2%, num dia que deverá ser marcado pela derrocada das principais praças europeias e norte-americanas.

O Brent, negociado em Londres, segue em baixa de 1,6% para 45,31 dólares por barril. Já o WTI, negociado em Nova Iorque, cai 1,7% para 44,20 dólares por barril. “Uma presidência de Donald Trump vai significar protecionismo e isso pode traduzir-se em mais subsídios para as empresas e produtores de petróleo dos EUA”, diz um trader de petróleo em Singapura. Isto numa altura em que o objetivo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é cortar a produção. Os futuros do WTI chegaram a cair 4% e o Brent cedeu mais de 3% durante a sessão asiática.

Brent está a afundar quase 2%

Fonte: Bloomberg
Fonte: Bloomberg

Richard Gorry, diretor da consultora JBC Energy, refere também que “caso Donald Trump ganhe [as eleições], os mercados financeiros e de matérias-primas ficarão muito voláteis devido ao medo do desconhecido e eu tenho a certeza de que não será diferente com o petróleo”. Com 267 para Trump e 215 para Clinton, só faltam três votos para que o candidato seja o próximo commander-in-chief.

Este resultado é mais um revés para um mercado que tem sido abalado pelas falhas na negociação entre os países da OPEP e pelo aumento das reservas de energia nos EUA. Até dia 30 de novembro, data do próximo encontro da OPEP, a evolução do preço do barril de crude será marcada pelas posições dos países que estão a negociar o acordo. A Goldman Sachs não prevê que haja um acordo nesse encontro, mas o Bank of America e o Citigroup estão mais confiantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump arrasta petróleo para queda de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião