Banco suíço cobra comissão a contas milionárias

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Novembro 2016

A manutenção dos juros em mínimos históricos levou o PostFinance a cobrar comissão sobre contas milionárias.

O PostFinance, o banco postal suíço, vai aplicar uma comissão anual de 1% aos clientes particulares que tenham depósitos superiores a um milhão de francos suíços. A medida faz parte de um pacote de reformas motivado pelos juros negativos (-0,75%) que têm sido impostos pelo Banco Central Suíço. “Entendo que estas medidas não vão ser muito populares entre os clientes. Ninguém gosta de pagar taxas.”, declarou Hansruedi Köng, presidente executivo do PostFinance.

O banco afirmou que desde 22 de janeiro de 2015, data em que a autoridade monetária estabeleceu a cobrança de juros negativos, já gastou 10 milhões de francos suíços — cerca de 9,32 milhões de euros — para equilibrar as contas. Os lucros sofreram uma redução de cerca de 21% no primeiro semestre de 2016.

Em termos práticos, isto significa que um cliente que tenha 1.000.001 francos suíços na sua conta, passa a pagar ao banco 10.000 francos suíços por ano, sendo estes cobrados mensalmente, num valor de 833,33 francos suíços.

A acrescentar a isto, os clientes vão também sofrer um corte nas taxas de juros das suas contas poupança na ordem dos 0,0250%, sendo as contas jovem e estudante a serem as mais afetadas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco suíço cobra comissão a contas milionárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião