Era para comprar ouro? Teve a maior queda em três anos

  • Leonor Rodrigues
  • 11 Novembro 2016

O metal precioso fechou a semana em mínimos de junho. Os investidores refugiaram-se na matéria-prima de refúgio para fazer face à incerteza do futuro da economia norte-americana.

Depois da valorização do metal precioso nos dias que antecederam as eleições presidenciais norte-americanas, o preço do ouro terminou a última sessão da semana em queda. E registou a maior queda semanal em três anos com a vitória de Donald Trump.

O ouro caiu 2,77% esta sexta-feira, para os 1.224,28 dólares por onça. No acumulado da semana, o metal amarelo desvalorizou 6,06%, a maior queda desde junho de 2013, altura em que sofreu uma desvalorização de 6,78%.

Se antes das eleições nos EUA, a matéria-prima era vista como uma aposta segura, independentemente de quem fosse escolhido para liderar a maior economia do mundo. Vários bancos de investimento recomendavam a aposta no ouro como proteção para a volatilidade após os resultado eleitorais.

No entanto, o resultado está ser o inverso. O ouro está a perder o brilho com os investidores a recearem que o futuro aumento do investimento público obrigue a Fed a aumentar as taxas de juro de forma abrupta para fazer face ao brusco aumento da inflação.

A Fed tem mantido a taxa de juro de referência em mínimos históricos. Iniciou o processo de subida do preço do dinheiro em dezembro, prometendo que novas revisões em alta seriam feitas de forma faseada. A expectativa é de que volte a subir a taxa na próxima reunião, mas a tensão recente nos mercados está a começar a pôr a hipótese de lado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Era para comprar ouro? Teve a maior queda em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião