Costa: “Estamos a sair de uma fase de instabilidade no nosso sistema financeiro”

Primeiro-ministro falava em Madrid depois do encontro com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

António Costa diz que Portugal está “a sair de uma fase de instabilidade no nosso sistema financeiro”, estando o Governo “a trabalhar numa solução com o Banco de Portugal”. O primeiro-ministro português falava depois do primeiro encontro com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em Madrid.

Quanto ao processo de capitalização da Caixa, o caminho “está a decorrer normalmente, o processo está em curso e será resolvido no prazo que está estabelecido”, garante o primeiro-ministro.

A 20 de outubro e, em entrevista à TVI, António Costa disse, sobre a recapitalização da banca, que “há várias propostas de reforço de capital. O que se neste momento está a discutir-se é como é que esse reforço de capital protege e não dilui excessivamente os acionistas [referindo-se ao BCP]”.

Na mesma altura, e sobre a Caixa Geral de Depósitos, o primeiro-ministro disse que “o problema está resolvido”. “Creio que há bons indícios de que há intenções firmes de investimento por parte de investidores estrangeiros na capitalização de dois grandes bancos privados”, disse, acrescentando: “O país precisa urgentemente de um sistema financeiro que não seja motivo de preocupação para ninguém. Se hoje estou mais tranquilo? Sim, estou mais tranquilo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: “Estamos a sair de uma fase de instabilidade no nosso sistema financeiro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião