Moeda chinesa em mínimos de quase oito anos

  • Lusa
  • 15 Novembro 2016

O banco central da China diz que o yuan está em mínimos de quase oito anos contra o dólar. Esta queda acontece num momento de incerteza após a eleição de Donald Trump.

O Banco Central chinês anunciou hoje a desvalorização do yuan para a cotação mais baixa em quase oito anos face ao dólar norte-americano, num momento de incerteza após a eleição de Donald Trump para próximo presidente dos EUA.

Segundo as cotações do Banco do Povo Chinês, hoje de manhã (hora local), um dólar valia 6,8495 da moeda chinesa, mais 0,3% do que na segunda-feira. Desde 8 de dezembro de 2008, quando em plena crise financeira internacional um dólar chegou a valer 6,85 yuan, que a moeda chinesa não atingia um valor tão baixo face à divisa norte-americana. O yuan não é inteiramente convertível, sendo que o seu valor face a um pacote de moedas internacionais pode variar até 2% por dia.

Apesar da eleição de Donald Trump ter causado volatilidade nos mercados financeiros internacionais, as praças financeiras da China permanecem estáveis. Durante a campanha eleitoral norte-americana, a China foi um dos alvos preferidos de Trump, que acusou o país asiático de “manipulação da moeda”, ou “batotice”, e ameaçou taxar os produtos chineses em 45%.

Alguns analistas especulam que, caso Trump cumpra as suas promessas eleitorais, se poderá iniciar uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, hipótese desvalorizada por Pequim, que considera que as relações são marcadas pelo “benefício mútuo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moeda chinesa em mínimos de quase oito anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião