Moeda chinesa cai para mínimos de oito anos

  • Marta Santos Silva
  • 16 Novembro 2016

A moeda chinesa caiu mesmo com a descida do dólar: os bancos perdem confiança no iuan com o possível aumento de juros pela Fed nos EUA.

A moeda chinesa continua a desvalorizar. O yuan afundou para o valor mais baixo dos últimos anos, ignorando a queda do dólar, com os investidores receosos quanto ao impacto que uma subida de juros na maior economia do mundo poderá ter nos fluxos de capital no país.

Desde dezembro de 2008 que o yuan não tocava nestes níveis, tendo atingindo os 6,8703 contra o dólar. E pelo menos cinco bancos de investimento, incluindo o Standard Chartered, acreditam que a tendência de queda da moeda chinesa poderá continuar: reduziram as suas expectativas para a divisa.

O pessimismo prende-se com a perspetiva de que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) deverá aumentar os juros — na antecipação de uma presidência Trump mais despesista — o que reduziria a atração do investimento nas economias emergentes, escreve a Bloomberg.

A pressão para a descida do iuan pode aumentar no ano que vem, visto que as políticas de Trump poderão fortalecer o dólar”, disse o economista-chefe para a China no Royal Bank of Scotland, Harrison Hu, à Bloomberg. Destacou ainda as preocupações causadas pela atitude do novo presidente-eleito dos Estados Unidos para com a China.

“O Banco Popular da China poderá tentar contornar a volatilidade alta com uma intervenção mais forte, mas não o fará a não ser que aumentem as saídas de capital, visto que medidas como essas poderiam pressionar as reservas estrangeiras”, concluiu Hu.

Donald Trump passou a sua campanha para a Casa Branca a criticar a China, dizendo que o país manipulava a moeda. Trump prometeu aumentar as tarifas sobre as importações chinesas de forma a reduzir o poderio da principal economia emergente. Desde a sua vitória nas eleições, porém, o empresário já está a amaciar o discurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moeda chinesa cai para mínimos de oito anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião