Áustria: extrema-direita derrotada nas presidenciais
Projeções dão vitória ao ecologista Alexander Van der Bellen, contra o candidato da extrema-direita Norbert Hofer.
O candidato independente apoiado pelo partido ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições presidenciais austríacas.
De acordo com as projeções iniciais noticiadas pela estação pública de televisão ORF, e citadas pela Bloomberg, Alexander Van der Bellen conta com 53,6% dos votos. Já Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, de extrema-direita, reúne 46,4%.
A contagem de votos continua mas os responsáveis das empresas de sondagens dizem que já será impossível reverter o resultado, indica o Público. Aliás, Hofer já admitiu a derrota na sua página de Facebook.
Esta é a primeira vez que um candidato do partido ecologista vence as eleições presidenciais na Europa. O vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel já saudou a vitória de Van der Bellen, que vê como a “vitória da razão contra o populismo de extrema-direita”, indica o jornal alemão Bild, citado pela Bloomberg.
Em entrevista ao ECO, o economista da Nova Business School, Francesco Franco, já tinha sublinhado a “importância crucial para a Europa” deste escrutínio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Áustria: extrema-direita derrotada nas presidenciais
{{ noCommentsLabel }}