Guilherme Figueiredo eleito bastonário da Ordem dos Advogados

  • Lusa
  • 7 Dezembro 2016

Guilherme Figueiredo foi eleito bastonário da Ordem dos Advogados na segunda volta das eleições realizadas na terça-feira, segundo divulga hoje a página daquele organismo na internet.

De acordo com os resultados publicados na página da Ordem dos Advogados na internet, a lista H, de Guilherme Figueiredo, obteve 9862 votos, contra os 9193 da lista K, liderada pela atual bastonária, Elina Fraga.

Na segunda volta das eleições para o bastonário da Ordem dos Advogados votaram 20608 associados, tendo-se registado 1344 votos brancos e 209 nulos.

Oliveira Gomes foi eleito para a direção da Ordem, com 3359 votos, e Carla Cadilhe para o Conselho de Fiscalização, com 6359, indica ainda a página da Ordem dos Advogados.

As eleições de terça-feira foram disputadas pela lista K, liderada por Elina Fraga, atual bastonária, e lista H, encabeçada por Guilherme Figueiredo, que concorreu com o apoio do candidato às eleições de 18 de novembro Jerónimo Martins.

Nas eleições de 18 de novembro, Elina Fraga foi a candidata mais votada, com 8.706 votos, enquanto Guilherme Figueiredo conseguiu 7.838 votos.

Ao contrário das eleições de 2014, neste acto eleitoral para o triénio 2017-2019 não foi automaticamente eleito o candidato mais votado, já que os novos estatutos da Ordem dos Advogados vieram subordinar a eleição do novo bastonário à obtenção de mais de 50% dos votos.

Por esta razão, Elina Fraga e Guilherme Figueiredo voltaram a submeter-se na terça-feira a escrutínio para o próximo triénio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guilherme Figueiredo eleito bastonário da Ordem dos Advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião