PSD acusa esquerda de “fintar a lei” para impedir audição de Domingues e Centeno sobre a Caixa

  • Margarida Peixoto
  • 15 Dezembro 2016

Hugo Soares, deputado do PSD, acusou o PS, BE e PCP de "fintar a lei" e de "bloqueio à verdade". Os três partidos querem impedir a ida de Domingues e Centeno à comissão de inquérito à Caixa, diz.

Hugo Soares, deputado do PSD, acusou esta quinta-feira o PS, BE e PCP de quererem “fintar a lei” e de “bloqueio à verdade”. O social-democrata denunciou, nos Passos Perdidos da Assembleia da República, a estratégia dos deputados da esquerda para impedir a ida de António Domingues, presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, e de Mário Centeno, ministro das Finanças, à comissão parlamentar de inquérito ao banco público.

"PS, BE e PCP estão a fintar a lei, a funcionar como força de bloqueio ao apuramento da verdade sobre a demissão de António Domingues da presidência da Caixa.”

Hugo Soares

Deputado do PSD

“PS, BE e PCP estão a fintar a lei, a funcionar como força de bloqueio ao apuramento da verdade sobre a demissão de António Domingues da presidência da Caixa”, acusou o deputado Hugo Soares.

O social-democrata explicou que esta quinta-feira, na reunião de coordenadores da comissão parlamentar de inquérito à Caixa, o PSD apresentou, como anunciado, um requerimento para ouvir António Domingues e Mário Centeno sobre as razões da demissão da administração do banco público.

“PCP, BE e PS votaram contra”, garantiu. Como consequência, o PSD transformou o seu requerimento num “requerimento potestativo”, contou Hugo Soares, garantindo que a legislação dá esse direito aos deputados e que, sendo aprovado, tornaria obrigatória a ida dos dois responsáveis à comissão de inquérito. Contudo, também não conseguiu os resultados pretendidos.

“O PCP pediu a interpretação da mesa, pediu para o presidente [Matos Correia, do PSD] avaliar se o requerimento estava no objeto da comissão parlamentar de inquérito”, continuou Hugo Soares. Perante a resposta afirmativa por parte do presidente da comissão de inquérito, “o PS anunciou um recurso para plenário da decisão da mesa”, denunciou o deputado do PSD, garantindo que tanto o BE, como o PCP, avisaram de imediato que votariam favoravelmente o recurso dos socialistas.

Agora, a comissão parlamentar de inquérito vai discutir se a chamada de António Domingues e de Mário Centeno para serem ouvidos cabe no objeto dos trabalhos da comissão. Mas já se sabe à partida qual será o resultado desse debate: “PS, BE e PCP vão aprovar o recurso” e impedir a ida do ainda presidente da Caixa e do ministro das Finanças à comissão, garantiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD acusa esquerda de “fintar a lei” para impedir audição de Domingues e Centeno sobre a Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião