Brexit pode estar concluído em 2018

  • Leonor Rodrigues
  • 20 Dezembro 2016

A primeira-ministra britânica defende que o processo para a saída do Reino Unido da União Europeia pode estar terminado em setembro de 2018.

O processo de saída do Reino Unido da União Europeia pode estar concluído em setembro de 2018. Theresa May afirmou esta terça-feira, em Londres, que as negociações vão começar já no próximo ano.

May prevê ainda que a assinatura dos termos do Brexit estejam assinados em março de 2017, de acordo com a Bloomberg. Pelo menos, é esse o plano da primeira-ministra britânica, que quer que o processo esteja concluído antes das eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para 2019.

“As negociações vão ser um desafio, como acontece em qualquer negociação internacional”, disse May esta tarde perante um Comité da Câmara de Comuns. A primeira-ministra afirma que existe “boa vontade” por parte dos líderes europeus para que o processo decorra rapidamente e de forma “tranquila e tão ordenadamente quanto possível”, o que pode acontecer “em 18 meses”.

No entanto, Theresa May enfrenta outro problema: o Supremo Tribunal de Londres está a avaliar se a primeira-ministra tem poder para liderar a saída do país da UE. O artigo 50 do Tratado de Lisboa define que a saída de um país da espaço comunitário europeu só é possível ao final de dois anos, mesmo que nenhum acordo seja alcançado até lá. Por outro lado, existe ainda a ameaça de a Escócia sair do Reino Unido caso o acesso ao mercado único europeu não esteja garantido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit pode estar concluído em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião